Fechar
GP1

Saúde

Mutirões de Catarata da Sesapi já operaram mais de 10 mil pessoas

Segundo a Secretaria de Saúde, a meta é realizar mais de 12 mil procedimentos até o final deste ano.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata), realizou até esta sexta-feira (11), 10.128 cirurgias de catarata. Até esse próximo domingo (13), será contabilizado um total de aproximadamente 11.150 cirurgias. A meta é realizar mais de 12 mil procedimentos até o final do ano.

Nesta sexta-feira (13) está acontecendo mutirão de cirurgias no Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM). Para a realização do procedimento cirúrgico foram realizadas triagens de 1.242 pacientes de 15 municípios que fazem parte do território Entre Rios, totalizando até o momento 951 pessoas operadas. Também está sendo realizada triagem no município de Floriano até domingo.

“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida que, infelizmente, ainda ficou da pandemia. Vamos operar mais de 12 mil pessoas de catarata até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões de diversas especialidades que acontecerão na capital e no interior”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Luis de Souza veio do município de Demerval Lobão para realizar o procedimento cirúrgico. “Hoje é um dia especial, estou muito feliz com a campanha, pois consegui a cirurgia. Estou bem e só tenho a agradecer a todos que estão cuidando de minha saúde”, comemora o paciente.

O Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata) vai passar por todos os territórios piauienses até o final do mês de novembro de 2022 e os moradores que precisam de cirurgias de catarata nos 224 municípios do Piauí serão atendidos.

"Para este projeto, o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles com regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia”, reforça Neris Júnior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.