Fechar
GP1

Saúde

Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos

O Centro de Informações de Picos vai ser coordenado pelas técnicas da Sesapi, Luana Dantas e Ana Danúsia.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou na cidade de Picos um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS PI). Será o primeiro Cievs Regional do Piauí, que vai atender ao município de Picos e mais de 40 cidades da região. A cidade piauiense foi escolhida pelo Ministério da Saúde para receber um Centro de Informações Regional. O Cievs foi instalado no Piauí em fevereiro de 2020, na capital, Teresina.

O centro funciona como uma unidade componente da Rede de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública. O objetivo da sala é ter um ambiente que detecte, monitore e coordene respostas às emergências em saúde pública que surgirem, como doença de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, tentativas de suicídio, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de massa.

Foto: Divulgação/AscomSesapi implantou na cidade de Picos um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde
Sesapi implantou na cidade de Picos um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Segundo a Coordenadora do Cievs/PI, Amélia Costa, duas técnicas vão coordenar o Cievs Regional de Picos, que estará vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde. “O Centro vai estar apto a receber todas as informações sobre os agravos de saúde, conhecendo os surtos e epidemias na cidade de Picos e nos mais de 40 municípios da região”, afirmou.

Amélia contou que o Cievs vai ter um banco de dados para realizar investigação sobre doenças e orientar a população sobre ações preventivas diante das patologias. O Cievs Regional de Picos vai funcionar numa sala na Policlínica de Picos no centro, prédio do antigo BEP. O Centro de Informações de Picos vai ser coordenado pelas técnicas da Sesapi, Luana Dantas e Ana Danúsia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.