Fechar
GP1

Saúde

Piauí tem redução de 76% nos casos de dengue, diz Sesapi

Sesapi informou que notificações de casos prováveis das três doenças também apresentaram redução.

O Piauí registrou uma queda significativa nas notificações de dengue, zika e chikungunya em 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo o Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). As reduções variam entre 64% e 85%.

De acordo com os dados da Sesapi, a redução foi de 76,8% para dengue, 84,5% para zika e 64,4% para chikungunya. O estado também teve menos óbitos causados por dengue em 2023: quatro, contra 12 em 2022.

As notificações de casos prováveis das três doenças também apresentaram redução desde a semana epidemiológica de número 17 (dengue), 22 (zika) e 26 (chikungunya) em 2023. A Sesapi atribui a diminuição dos casos ao trabalho de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor das arboviroses, realizado pelos municípios e pelo estado.

A Sesapi alerta que a população deve continuar adotando medidas de proteção contra o mosquito, como eliminar os possíveis criadouros, usar repelente e procurar atendimento médico em caso de sintomas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.