Fechar
GP1

Saúde

Piauí registrou 3.279 casos de Aids nos últimos oito anos, diz Sesapi

Dados são o foco da campanha Dezembro Vermelho, que começa amanhã, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O Piauí registrou 3.279 casos de Aids em adultos entre 2015 e 2023, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desse total, 49% eram pessoas com idades entre 20 e 34 anos e 74% eram homens. Esses dados são o foco da campanha Dezembro Vermelho, que começa nesta sexta-feira (1), Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A campanha, instituída pela Lei nº 13.504/2017, é uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O objetivo é chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Em 2023, a ação será voltada prioritariamente ao público jovem, tendo em vista a alta de casos de HIV/Aids nesta população.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) é a responsável por iniciar a programação do Dezembro Vermelho. A campanha discute a situação do HIV/Aids no estado e divulga informações de prevenção, diagnóstico e tratamento. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Durante o Dezembro Vermelho, será intensificada a transmissão de informações sobre o HIV/Aids e a realização de testes rápidos. Esses testes serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios. A ideia é facilitar o acesso ao diagnóstico, permitindo um tratamento mais eficaz e precoce.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.