Fechar
GP1

Saúde

Mais de 1 milhão de aves morrem em surto de gripe aviária no Chile

Para controlar o surto, o governo chileno suspendeu as exportações de carne de frango.

No Chile, um surto de gripe aviária (H5N1) causou a morte de mais de 1 milhão de aves, incluindo aquelas que foram abatidas de forma preventiva para evitar a propagação da doença. Embora os primeiros casos tenham sido registrados em aves selvagens no ano passado, a doença rapidamente se espalhou para as granjas industriais em todo o país, levando a uma crise no setor avícola.

Para controlar o surto, o governo chileno suspendeu as exportações de carne de frango até que a situação esteja totalmente controlada. Como resultado, os preços dos ovos aumentaram em 35%, afetando a economia do país.

Foto: Lívia Pessoa/GP1Galinhas
Galinhas

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirme que o vírus da gripe aviária não infecta humanos facilmente e a propagação de pessoa para pessoa é incomum, a organização alerta que os casos em humanos podem ocorrer, uma vez que o vírus continua circulando em populações de aves.

Recentemente, o Chile registrou o primeiro caso de gripe aviária em um humano, um homem de 53 anos, segundo o Ministério da Saúde chileno. A situação reforça a importância da monitorização e prevenção da propagação do vírus para proteger tanto a indústria avícola quanto a saúde humana.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.