Fechar
GP1

Saúde

Casos notificados de febre maculosa foram descartados, diz FMS

No Brasil, já foram confirmados 53 casos da doença, dos quais 8 resultaram em óbitos, em 2023.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), informou nesta quinta-feira (22) que os dois casos suspeitos de febre maculosa foram descartados. O informe relata ainda que Teresina não é considerada uma área endêmica para febre maculosa, porém, a vigilância permanecerá constante.

“A Febre Maculosa Brasileira (FMB), denominação utilizada para as riquetsioses no Brasil, é uma doença infecciosa febril aguda causada por riquétsias transmitidas por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves com elevada taxa de letalidade. Sua transmissão se dá por carrapatos do gênero Amblyomma, conhecido como “carrapato estrela”, quando este permanece aderido ao hospedeiro por 4h a 6h. Não há transmissão de pessoa a pessoa e o período de incubação é de 2 a 14 dias”, explicou Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o ano de 2023, até o dia 14 de junho, o estado de São Paulo registrou 12 casos, sendo que quatro evoluíram para cura, seis para óbitos e dois continuam em investigação.

No Brasil, este ano já foram confirmados 53 casos da doença, dos quais oito resultaram em óbitos. A maior concentração de casos é verificada nas regiões Sudeste e Sul, e de maneira geral ocorrem de forma esporádica.

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes pela via mais rápida, seja telefone, fax, e-mail ou outro meio. A notificação deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, por meio do preenchimento da Ficha de Investigação de Febre Maculosa, conforme a Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.