Fechar
GP1

Saúde

Sesapi recomenda aumento dos testes da covid para barrar subvariante

A nota do alerta epidemiológico com as recomendações foi emitida nesta terça-feira (22) pela Sesapi.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), emitiram, nesta terça-feira (22), alerta epidemiológica com recomendações em relação à nova variante da covid-19 e subvariante da Ômicron, a EG.5.

As recomendações são para que as autoridades de saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal adotem medidas para aumentar a coleta de testes diagnósticos e a vigilância genômica dos casos sintomáticos da covid-19 para detecção precoce de mudança no cenário epidemiológico, manutenção do calendário vacinal para a covid-19 atualizado com atenção aos grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes, população indígenas e profissionais de saúde).

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou aos Grupos Regionais de Saúde, Núcleos Hospitalares de Epidemiologia – NHE, à Coordenação Regional de Atenção Primária a Saúde- APS, à Coordenação Estadual de Imunização –CEI, nota Informativa expedida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de alertar aos serviços sobre a nova variante.

“Outro fato evidente é a continuidade da higienização das mãos, o uso de mascaras em locais fechados com baixa ventilação e aglomeração, vez que o fluxo migratório entre estados, muito contribui no disseminar das Síndromes Gripais, como da ocorrência dessa nova variante”, diz trecho da nota.

O alerta foi feito depois que o Ministério da Saúde confirmou no estado de São Paulo um caso de paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade, apresentando os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça, sendo realizado exame com resultado positivo, que confirmou a nova variante.

Confira abaixo a nota na íntegra ou clique aqui

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.