Fechar
GP1

Saúde

Índia fecha escolas e escritórios para conter surto de vírus mortal

Segundo a OMS o Nipah é um vírus zoonótico transmitido, principalmente, através de animais para humanos.

O estado Kerala, localizado no sul da Índia, fechou algumas escolas, escritórios e suspendeu o serviço dos transportes públicos na quarta-feira (13), após duas pessoas morrerem vítimas de doença rara e muitas vezes mortal, causada pelo vírus Nipah. Centenas de moradores do local estão sendo testadas para evitar a propagação do vírus.

O ministro-chefe do estado, Pinarayi Vijayan, afirmou que o vírus foi detectado no distrito de Kozhikode e aconselhou que os residentes do local tomem os devidos cuidados e sigam as medidas de segurança informadas pelo departamento de segurança. É o quarto surto enfrentado pelo estado desde 2018. “Não devemos ter medo, mas enfrentar esta situação com cautela”, escreveu Vijayan.

A ministra da Saúde do estado, Veena George, informou que até o momento mais de 700 pessoas foram identificadas como contatos próximos e estão sendo testadas para o vírus. Dessas pessoas, 77 são consideradas de “alto risco”. Eles receberam a orientação de que permanecessem em casa e monitorizassem a sua saúde.

O que é o vírus Nipah

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Nipah é um vírus zoonótico transmitido através de animais para humanos, mas que também pode ser transmitido por alimentos contaminados com a saliva e as fezes de bichos infectados, principalmente de morcegos. A transmissão também pode acontecer diretamente entre as pessoas.

O vírus foi identificado pela primeira vez durante um surto que começou no ano de 1998 e foi até 1999 na Malásia. No período quase 300 pessoas foram infectadas e mais de 100 morreram e mais de um milhão de porcos foram sacrificados para impedir a propagação do vírus. Ele recebeu o nome da aldeia de Kampung Sungai Nipah, na Malásia, onde os criadores de porcos contraíram a doença.

Sintomas

De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os sintomas podem começar com dor de cabeça e sonolência, mas rapidamente se transformam em coma em questão de dias. O vírus também febre, vômitos e síndrome respiratória aguda, quadro em que os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente ao corpo,

O vírus também causa encefalite fatal, uma inflamação do cérebro. Ele tem mortalidade de cerca de 75%. Atualmente não existem vacinas e o tratamento é limitado a cuidados e suporte.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.