Fechar
GP1

Saúde

Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2

Na última segunda (25), a Anvisa registrou o novo medicamento, que trata-se de uma "caneta injetável".

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última segunda-feira (25), o medicamento Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, um remédio usado para tratar o diabetes mellitus tipo 2 (T2DM). Trata-se de uma “caneta injetável” que deve ser tomada semanalmente, ajudando a controlar a taxa de açúcar no sangue de adultos e deve ser combinada com dieta e exercícios.

O Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepartida, que, segundo a Anvisa, reduz de forma significativa a quantidade de hemoglobina glicada (HbA1c) no sangue. Ainda segundo a Anvisa, há estudos indicando a redução do risco de doença microvascular a longo prazo, prevenindo cegueira, insuficiência renal com necessidade de diálise e amputação devido à neuropatia.

Foto: DivulgaçãoAnivsa registra novo medicamento para tratamento da diabetes mellitus tipo 2
Anivsa registra novo medicamento para tratamento da diabetes mellitus tipo 2

Além disso, outro benefício apontado pela Anvisa sobre a droga recentemente registrada no país é a perda de peso, já que o sobrepeso e a obesidade contribuem para a fisiopatologia do T2DM.

Dados sobre o diabetes no mundo

Segundo dados da Anvisa, o diabetes é um problema de saúde global que afeta aproximadamente 463 milhões de adultos (considerando pessoas de 20 a 79 anos de idade), sendo o T2DM responsável por 90% de todos os diabetes no mundo. Além disso, espera-se que os casos aumentem ao longo do tempo: a projeção é de que em 2030, exista 578,4 milhões de adultos com a doença e de que em 2045, sejam 700,2 milhões vivendo com a doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.