Fechar
GP1

Saúde

Mato Grosso identifica nova subvariante da covid-19

Subvariante JN 2.5 também foi identificada, além do Mato Grosso, em mais outros sete países.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso identificou a nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. Este é o primeiro registro da subvariante no Brasil. Quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa. A subvariante JN 2.5 também foi identificada no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido.

O laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Três dos quatro pacientes que testaram positivo para a nova cepa receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal.

A quarta paciente, que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, infelizmente veio a óbito. No entanto, a equipe de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19.

O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.