Fechar
GP1

Saúde

Brasil ultrapassa 500 mil casos suspeitos de dengue com 75 mortes

O Ministério da Saúde iniciou a vacinação contra a dengue em 9 estados, além do Distrito Federal.

De acordo com os dados atualizados e divulgados pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (12), o Brasil registrou mais de 500 mil casos prováveis de dengue em 2024, com 75 mortes causadas pela doença.

O estado de Minas Gerais é o que registra maior número de casos prováveis da doença, com cerca de 171 mil registros. Na sequência estão São Paulo com 83.651, Distrito Federal (64.403), Paraná (55.532), Rio de Janeiro (39.315), Goiás (31.809), Espírito Santo (14.107) e Santa Catarina (12.470).

Vacinação em estados prioritários

O Ministério da Saúde adquiriu cerca de 757 mil doses da QDenga, uma vacina contra a dengue e que é ofertada pelo Sus. Inicialmente, a imunização começará pelas crianças de 10 a 11 anos, mas na medida em que novos lotes foram entregues pelo laboratório fabricante, a faixa etária avançará progressivamente.

O lote inicial será enviado para 315 municípios nos estados de Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Maranhão, além do Distrito Federal.

Casos no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) emite um boletim epidemiológico de arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos).

O último foi divulgado em 07 de fevereiro de 2024 (6ª semana) e mostra que o estado apresentou uma redução de 17,5% no número de casos prováveis da doença em relação ao mesmo período de 2023. A Sesapi deve divulgar o próximo boletim epidemiológico no dia 14 de fevereiro.

Mesmo com a redução de casos de dengue e chikungunya no estado, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reforça a orientação para que a população e gestores municipais intensifique a prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da doença. Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue.

Vasos de planta

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

Descarte correto de objetos que acumulam água

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

Limpeza de calhas e caixas-d'água

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

Armazenagem de garrafas

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.