Fechar
GP1

Saúde

Sesapi reforça ações de combate a dengue após aumento de casos no Piauí

Como medida emergencial, a Sesapi liberou o carro fumacê para os municípios com aumento na incidência.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou as ações de combate à dengue no Piauí, após um aumento de 8% na incidência de casos prováveis da doença, segundo o boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024. A cidade de Teresina lidera a lista de municípios com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 316 notificações até o momento.

Como medida emergencial, a Sesapi liberou o uso do carro fumacê para os municípios que apresentaram um aumento na incidência da doença e se encontram em situação de alerta. A ação não é uma medida de controle, mas uma medida emergencial, para contribuir no controle da situação dos municípios com maior dificuldade.

A Sesapi também destacou a importância da colaboração da população na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue e chikungunya. A orientação é manter a limpeza dos ambientes domésticos e evitar água parada.

O boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024 registrou 23,4 notificações para cada 100 mil habitantes, contra 21,7 no mesmo período do ano passado. O total de casos prováveis nas sete primeiras semanas do ano foi de 770, em comparação com 713 no mesmo período de 2023. Apesar do aumento de casos prováveis de dengue, o estado não registrou nenhuma morte em decorrência da doença.

Em relação à Febre Chikungunya, o Boletim Epidemiológico mostra uma redução de 89,8% na incidência da doença, quando comparados os 443 casos prováveis de 2023 com os 45 de 2024. Segundo a Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA) de 2023, 195 municípios alcançaram índices satisfatórios, enquanto 20 cidades estão em alerta e nenhuma apresenta ocorrência de surto de arboviroses.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.