Fechar
GP1

Saúde

Sesapi registra aumento de mais de 50% nos casos de dengue

Do total de casos, a Sesapi registrou dois casos graves, quando há choque, falta de ar, entre outros.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou, nessa quinta-feira (07), o boletim epidemiológico que considera da 1ª até a 9ª semana de 2024, apontando 1.800 casos de dengue em 95 municípios piauienses. O número representa um aumento de 52,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Os cinco municípios com maior número de casos permanecem quase todos os mesmos do último boletim. São eles: Teresina (679); Bom Jesus (330); Currais (182); Guadalupe (80) e Ribeiro Gonçalves (63).

Foto: Reprodução/PixabayMosquito da dengue
Mosquito da dengue

Do total de casos, a secretaria confirmou 33 com sinais de alarme, quando há vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. Além disso, comprovou dois casos graves, caracterizados por choque, falta de ar, sangramento intenso e/ou complicações graves nos órgãos.

A Sesapi informou as ações de controle vetorial em andamento no Estado, a saber: tratamento focal em todas as sedes dos 224 municípios; levantamento de Índice mais Tratamento focal realizada em localidades da zona rural dos municípios; ações de Mobilização Social realizadas de forma intersetorial pelos municípios; Bloqueio de casos suspeitos notificados e Pesquisa entomológica LIRAa / LIA.

Chikungunya e Zika

Além da dengue, o periódico também analisa os casos de Zika e de Chikungunya, todas consideradas arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

A Sesapi não registrou nenhum caso de Zika em 2024 e 18 casos de Chikungunya, equivalente a uma redução de 84,1% em relação ao ano passado.

Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue.

Vasos de planta

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

Descarte correto de objetos que acumulam água

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

Limpeza de calhas e caixas-d'água

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

Armazenagem de garrafas

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.