Fechar

Eleições 2022

Thiago Duarte diz que vai focar na geração de emprego caso seja eleito

Durante a entrevista, Thiago Duarte expôs suas perspectivas e propostas.

A TV GP1 dá continuidade à série de entrevista com os candidatos ao Governo do Piauí, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal. Nosso entrevistado é o candidato à Câmara Federal, Thiago Duarte (Republicanos).

Durante a entrevista, Thiago Duarte expôs suas perspectivas e propostas para o Piauí, caso seja eleito. A entrevista completa do candidato está disponível, na íntegra, em vídeo e em texto abaixo.

Quais serão suas bandeiras dentro sua gestão, caso eleito?

Nós temos algumas bandeiras que estão esquecidas pelo poder público e nós estamos levantando essas bandeiras porque nós vemos a necessidade também de uma mudança com relação a elas. Tem a juventude, que hoje passa por uma situação crítica nosso futuro hoje é a juventude, [que está passando por] desemprego e evasão escolar, [também queremos focar no] esporte e a agricultura familiar.

E por que a escolha de deputado federal?

Eu decidi ser deputado federal porque foi uma oportunidade através de um convite que recebi do prefeito de Teresina e do vice-prefeito, e a gente resolveu encarar essa missão, esse objetivo de entrar na pauta da Câmara Federal.

Nas suas andanças pelo estado, quais pautas o senhor enxerga como sendo as mais urgentes para serem resolvidas no Piauí?

Nós temos algumas dificuldades nas áreas mais críticas. Eu, como candidato a deputado federal, tenho uma das minhas bandeiras, que vejo com muito cuidado e está muito necessitada das políticas públicas, que é a agricultura familiar. Nós temos uma falta gigantesca de incentivos nessa área, o pequeno produtor sofre muito, porque o pequeno produtor tem vontade de crescer e tem vontade de gerar emprego e renda e não tem nenhum representante nessa área. Mas uma das áreas mais críticas por onde a gente tem percorrido é a saúde.

Sobre a segurança pública do estado, existem projetos para serem feitos e quais são eles?

Nós temos que ter uma melhoria em relação [a isso]. Porque o deputado federal dispõe de emendas parlamentares para fazer aplicações para investir e ampliar algumas áreas, então nós temos sim um carinho especial para estar melhorando a questão de segurança pública do nosso estado que precisa urgentemente de equipamentos que são: mais viaturas para aumentar a fiscalização e a prevenção; nós precisamos aumentar mais o efetivo policial, que hoje o nosso efetivo de 3 ou 4 anos pra cá ao invés de aumentar, como aumentou a população, fez foi diminuir. Então, nós temos que olhar com um carinho especial com relação a isso também.

Recentemente foi aprovado o Projeto de Lei “Saidinha” na Câmara, sobre a saída dos presos. Caso o senhor seja eleito, seria a favor ou contra?

É uma pauta muito importante essa questão da saidinha dos presos, porque tem muitas complicações da saidinha dos presos. Eu, particularmente, vou fazer um mandato para melhor a segurança pública, e isso tem que ser controlado de forma efetiva, que tenham as saidinhas, mas que elas sejam feitas de uma forma que tenha uma fiscalização maior para que esses presos nessas saidinhas não cometam crimes contra a sociedade.

O senhor sendo um empresário da área da saúde, quais seriam os principais projetos para investir nessa área no estado?

Nós precisamos estar fazendo um investimento gigantesco e [haver uma união e articulação] com os demais deputados federais, para através de nossas emendas parlamentares que temos à nossa disposição hoje na área da saúde, melhorar principalmente os equipamentos, equipando assim os hospitais, e melhorando também o número de médicos hoje que nós temos à disposição para fazer um atendimento melhor, para      que esses municípios do interior não sejam municípios que não façam esse atendimento, principalmente prévio, porque hoje nossos hospitais regionais e estaduais eles não tem a condição nem de atender previamente os pacientes. Então é uma forma que eu farei quando estiver no meu mandato de fazer com que essas emendas cheguem de forma responsável, e uma das coisas que eu serei muito incisivo é de fiscalizar a aplicação das minhas emendas na área da saúde, porque hoje nós estamos precisando equipar mais nossos hospitais e aumentar também o número de efetivo de médicos para esse atendimento.

Agora falando sobre a geração de emprego. Quais seriam os projetos ou as formas de impulsionar o mercado de trabalho no Piauí?

Hoje eu como empreendedor no Piauí há mais de 10 anos, sou gerador de emprego e renda também, eu vejo como uma oportunidade de levar um pouco da minha experiencia na área privada para pública. A questão hoje do empreendedorismo é uma mola que impulsiona a prosperidade, é uma mola para essa questão da diminuição do desemprego. O empreendedorismo, hoje, é uma ferramenta de trabalho para a gente diminuir essa questão do desemprego, [pois] hoje nós temos projetos sociais importantíssimos voltados para a área do empreendedorismo. Porque o que nós temos hoje de políticas públicas e o que a sociedade imagina [são coisas diferentes]. “Ah nós precisamos trazer industrias, trazer empresas”, isso é necessário, mas se nós temos essa ferramenta importante, que é empreendedorismo que vai impulsionar essa questão do [diminuição] desemprego, nós temos que incentivar e trazer projetos sociais ou pegar projetos sociais já existentes e ampliá-los e incentivá-los através das nossas emendas parlamentares. Eu quero citar aqui um projeto social importantíssimo que eu quero levar pro meu projeto político, que o projeto de um jovem político que ele desenvolve hoje o empreendedorismo na periferia e ele desenvolveu um estudo. Nesse estudo [foi observado] que 70% desses jovens que está na periferia quer ser empreendedor, tem o sonho de ser empreendedor. Então, olha que maravilha, esse jovem recebe um incentivo para montar seu primeiro negócio e, assim, ele conquista sua independência financeira. [Além disso] quero incrementar nesse projeto social que se ele estiver dentro de sua casa uma pessoa de maior idade, um idoso e ele estiver ocioso e desempregado, [ao ele ser inserido] dentro dessa empresa, [pode] gerar um grande negócio familiar, aí a gente possui uma outra ferramenta, que é o empreendedorismo para diminuir o desemprego e gerar renda.

Perguntas ping-pongue

Momento em que o candidato apenas diz se é a favor ou contra uma pauta, sem justificar sua resposta. 

Cotas raciais? A favor

Descriminalização da maconha? A favor

Ideologia de gênero? A favor

Homeschooling? Contra

Adoção por casais homoafetivos? A favor

Privatização do SUS? Contra

Privatização das universidades públicas? Contra

Criminalização do comunismo? Contra

Linguagem neutra? A favor

Considerações finais

Queria agradecer mais uma vez a oportunidade de estar aqui no GP1, agradecer a Lívia Pessoa e dizer que eu sou pré-candidato a deputado federal, Thiago Duarte, do Republicanos. Queria dizer aos telespectadores que estão nos assistindo que sou um nome novo, um jovem que está lutando por bandeiras esquecidas pelo poder público e está lutando pela renovação da nossa Câmara Federal. Porque hoje nós sabemos que nossa política está muito desacreditada, mas nós não podemos perder a esperança na mudança e na renovação. Meu nome está à disposição, minhas redes sociais estão abertas eu estou lá disponível a todo momento, 24h para bater o papo, se vocês assistirem um pouquinho lá minhas andanças e caminhadas pelo estado e [observarem que] eu sou um jovem que quer fazer diferente, e para fazer diferente não podemos seguir a política tradicional. Sempre dou prioridade para andar nas periferias e nas zonas rurais, porque lá são os locais que mais precisam e, assim, com esse diálogo com o povo, olhando olho no olho que é uma coisa que botei no meu projeto também que a gente vai construir projetos políticos de reponsabilidade e projetos políticos com honestidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.