Fechar

Eleições 2022

Hilder Monção propõe incentivos para o setor do turismo no litoral do Piauí

O candidato pontuou a importância de qualificar os profissionais do setor.

A TV GP1 dá continuidade à série de entrevistas com os candidatos as eleições de 2022. Nesta terça-feira (20), recebemos o candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Hilder Monção.

Durante a conversa, o candidato destacou pontos importantes, dentre eles, a valorização dos professores do estado, a descentralização no âmbito da saúde, incentivo a moradias populares e investimento no setor do turismo no litoral piauiense. Como ponto principal, o candidato argumentou sobre a importância da qualificação dos profissionais que trabalham em bares, restaurantes e hotelaria no litoral, aumentando assim a visitação turística e consequentemente a renda da população da região.

Foto: Lucas Dias/ GP1Hilder Monção e Leonor Evaristo
Hilder Monção e Leonor Evaristo

Veja a entrevista na íntegra:

Além da criação de leis, é papel do deputado a questão da fiscalização. Como o senhor pretende desenvolver esse trabalho?

O mesmo papel que eu fazia quando jornalista, quando eu tinha oportunidade de ir nos setores cobrar dos gestores para saber onde é que estava aquele dinheiro que foi enviado para o setor no qual eu estava realizando a cobrança como jornalista. Como deputado, eu irei fazer essa fiscalização, eu acredito que enquanto a população faz a reclamação, e enquanto o dinheiro é gasto e não tem quem fiscalize, o desmando vai continuar acontecendo.

Entrando na questão da saúde, nós temos uma calamidade, nos hospitais do interior do estado a gente enxerga isso muito bem, faltam medicamentos, como também, faltam médicos, e acaba superlotando os hospitais de Teresina. Como o senhor pretende mudar essa realidade?

Vou lhe dar como exemplo, a cidade de Parnaíba, região norte do estado, Parnaíba tem um hospital regional, o hospital Dirceu, vive superlotado, população reclamando todos os dias de superlotação, mas um hospital que atende 11 cidades do entorno da planície litorânea, ainda atende parte das cidades do Maranhão que cercam a baixada maranhense, do baixo Parnaíba, ainda tem cidades do Ceará, só que os prefeitos, em situações que podem serem atendidas dentro das unidades básicas muitas vezes não são realizadas e aquela população vai procurar o hospital, tirando a vaga de quem realmente está precisando. Eu vou fiscalizar o hospital do estado para que realmente as coisas comecem a funcionar de forma diferente, mas nós vamos cobrar também dos prefeitos, tem que haver um entendimento para que os dois assumam as responsabilidades, tanto o estado quanto os municípios.

Na parte da segurança, nós estamos enfrentando uma onda de facções criminosas, principalmente na capital Teresina, como também, no litoral do estado. O senhor tem ações para coibir essas facções?

Essa responsabilidade não pode ser só do estado, assim como eu falei da saúde, são responsabilidades que tem que ser trazidas para que os municípios assumam seu compromisso de levar aos jovens a oportunidade, nós temos que tratar dentro das comunidades os problemas sociais, temos que levar para esses jovens, programas, ações sociais e investir na base que é a educação. Encher penitenciárias e amanhã tornar eles mais fortes para voltar para às ruas matando, roubando e traficando não é solução. Se investir na base educacional de forma correta, aplicar o dinheiro de forma correta e trazer cursos técnicos e mais tarde oportunidades de trabalho para esses jovens, essa é a alternativa. Como jornalista eu acompanho, não vejo um deputado parar para discutir, por exemplo, ir atrás dos índices educacionais do estado para saber como está sendo aplicado, se o dinheiro está sendo aplicado de forma correta. Como deputado, farei isso.

Um dos pilares da campanha do senhor é a questão da moradia. Quais os projetos e como o senhor pretende desenvolver?

Os municípios que são responsáveis em poder dar o direito ou pelo menos buscar concessões de direito para as famílias mais humildes e há muitas terras em muitos municípios, em que os próprios municípios deveriam estar buscando forma de poder ajudar essas famílias mas não há essa ajuda por condição de moradia, oportunidade do cidadão sair do aluguel e dizer que tem seu lar, de poder colocar seus filhos numa casa e não viver com seus móveis ou o pouco que tem dentro de cada em cima de um caminhão ou de uma carroça sem ter condição de pagar o aluguel.

Nós piauienses enxergamos o potencial do nosso litoral e o senhor como natural de Parnaíba pode falar porque tem essa realidade mais de perto. Quais os projetos o senhor tem voltado para a região litorânea?

Eu como deputado estadual, por morar no litoral do Piauí, naquela região, e conhecer bem, um dos pontos que nós vamos buscar é a valorização do turismo, primeiro, sentar com todos os donos de bares, restaurantes, hotéis, guias e o pessoal que trabalha na rede do turismo e discutir com eles os principais problemas. Mas que essa discussão seja levada para uma mesa que traga resultados e que os municípios, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia consigam assumir as suas responsabilidades. O que a gente observa, por exemplo, Parnaíba que é a segunda maior cidade do estado tem um secretário de turismo mas a secretaria não funciona. Você chega na Lagoa do Portinho e a parte estrutural está totalmente danificada, cheia de mato, um desrespeito com quem trabalha lá, que reclamam inclusive da falta de limpeza que é responsabilidade do município. Nós vamos dar a qualificação e ajudar os donos de bares, restaurantes e hotéis a buscar com eles caminhos para que nós possamos fortalecer.

Considerações Finais

Meus amigos do Piauí, eu sou Hilder Monção, jornalista e atuo há 25 anos nessa área. Agora, candidato a deputado estadual e peço a cada um de vocês que no dia 2 de outubro ao ir às urnas levem seu voto com muita responsabilidade. O voto decide o futuro dos filhos, da saúde, da educação. Na hora que você for votar, faça uma avaliação em quem você vai votar, em quem você vai depositar seu voto de confiança que vocês já depositaram e não tiveram essa responsabilidade. Está na hora de mudar, por isso peço a vocês que nos acompanhem nas nossas redes sociais @hildermonção e lá nas urnas é só você confirmar o número 77000, vamos mudar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.