Fechar

Eleições 2022

Wilson Brandão propõe investir na geração de energias renováveis no Piauí

O candidato expôs também seus projetos para a educação e saúde pública no Piauí.

Dando sequência as entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal, a TV GP1 recebeu, nesta quarta-feira (21), o candidato Wilson Brandão, do Progressistas, que neste ano, disputa o pleito na tentativa de garantir sua reeleição como deputado estadual.

Durante a entrevista exclusiva para a TV GP1, Wilson Brandão expôs que no próximo quadriênio, caso seja reeleito, priorizará investimentos na geração de energias renováveis, que em seu ponto de vista, é uma imensa potencialidade que o Piauí tem para a geração de emprego e renda. O candidato também defendeu a criação de escolas de tempo integral e ainda elencou suas propostas para a saúde e segurança pública no estado. 

Foto: Lucas Dias/GP1Entrevista com o candidato a reeleição para deputado estadual Wilson Brandão, do Progressistas
Entrevista com o candidato a reeleição para deputado estadual Wilson Brandão, do Progressistas

Leia a entrevista completa:

Candidato, para darmos início a nossa entrevista, o senhor já exerceu oito mandatos enquanto deputado estadual no Piauí. Atualmente disputa o pleito para um nono mandato. Caso reeleito, quais as principais bandeiras que o senhor pretende defender na Assembleia Legislativa do Piauí?

Veja bem, ao longo desses 32 anos de mandato, nós tivemos uma longa experiência no parlamento, principalmente com foco e na bandeira da educação, na qualidade do ensino, como também nas obras de infraestrutura. Nós trabalhamos muito nesses dois focos. Outro foco nosso também é exatamente na questão da escola de tempo integral. Por que eu defendo essa bandeira da escola de tempo integral? Por vários motivos, primeiro deles: no passado, o pai da família ia trabalhar e a mãe ficava em casa, dona de casa, para cuidar dos filhos e ensinar as tarefas para os filhos. Hoje tanto o pai quanto a mãe trabalham, tem alguma atividade fora de casa, e os filhos ficam desassistidos em casa. Então esse é um momento importante para que na ausência do pai em casa e da mãe, os filhos permaneçam na escola os dois expedientes, nos dois turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, com as aulas tradicionais com os professores, e a tarde fazendo suas tarefas de casa na própria escola e fazendo as atividades lúdicas, enfim, aquilo que seja um complemento da sua atividade educacional do dia e sendo assim, o aluno não vai ficar em casa sem estudar, ele vai estudar na própria escola.

Outra bandeira de luta que nós temos e pretendemos implementar nesse próximo quadriênio, seria a intensificação por parte do Estado, do poder público estadual, do trabalho firme e decisivo no aumento na geração de energias renováveis no Piauí. O Piauí ele hoje é um dos estados que têm um dos maiores índices de crescimento na geração de energias renováveis. Quais são elas? Energia solar e energia eólica. Então o Piauí é um estado privilegiado nesse ponto e com todas as condições objetivas de ter um crescimento fantástico nessa área e isso gera um crescimento econômico, gera emprego, gera renda, então tudo isso aí, pelo conhecimento que temos como engenheiro, nós queremos fazer um trabalho muito forte nesse sentido.

Candidato Wilson Brandão, falando sobre educação, várias escolas da rede estadual estão sucateadas e sem condições de receber alunos. Sendo reeleito, quais ações e projetos o senhor pretende apresentar para colaborar com a reestruturação da educação no estado?

Bom, eu acho que a escola é um bem físico, um bem material e também um bem imaterial. Precisamos ter escolas bem preservadas fisicamente, mas nós precisamos também ter os professores capacitados, os professores que saem da sua casa com a satisfação de multiplicar seu conhecimento para os alunos, para os jovens. Então nós precisamos ter um trabalho intenso da recuperação do espaço físico das escolas para que o aluno se sinta bem, para que o professor se sinta bem, para que a zeladora se sinta bem, para que os pais se sintam bem quando puderem ter acesso a escola dos filhos, mas também nós possamos ter os professores estimulados para ficar na sala de aula e transmitir seus conhecimentos. Então nós precisamos ter um conjunto de fatores, um conjunto de valores que possam dar ao aluno a oportunidade de ter aprendizado.

Candidato, agora falando sobre saúde, vários hospitais regionais encontram-se sem profissionais, há falta de equipamentos, de medicamentos, então quais propostas o senhor traz para ajudar na solução dessas problemáticas?

Nós precisamos urgentemente focar as nossas propostas na área da saúde no fortalecimento dos hospitais regionais. Para que eles possam ter ortopedistas, neurologistas, o pessoal da anestesia, para que pequenas cirurgias de porte médio e grande não precisem vir para Teresina, sejam realizados nos próprios hospitais regionais. Essa proposta é fundamental e faz parte do plano de governo do Dr. Sílvio Mendes e vamos trabalhar intensamente para que isso aconteça.

Candidato Wilson Brandão já entrando na orbe da segurança pública é perceptível que a segurança no estado encontra-se deficiente, com facções criminosas atuando em diversas regiões do Piauí e Teresina, inclusive, candidato, foi apontada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a 4ª capital mais violenta do país. Então quais são os principais pontos da segurança pública no estado que o senhor identifica que precisam ser melhorados e como o senhor pretende fazer isso?

Bom, nós temos que ver dois pontos na segurança pública, primeiro a questão de pessoal, de contingente militar, e a segunda questão é de estrutura para esses militares. Infelizmente, hoje o Piauí tem menos policial do que tinha 20 anos atrás, então é o plano de governo de Sílvio Mendes é buscar urgentemente concurso público para a segurança pública tanto para Civil como para a Militar, para que a gente possa dar suporte a segurança pública e trazer tranquilidade para as famílias do Piauí. O outro fato se diz exatamente a estrutura para esse povo, então no Brasil não adianta policial andar de bicicleta, tem que andar é de carro super estruturado, potente, para enfrentar também a estrutura que hoje tem a criminalidade.

Candidato Wilson Brandão, a gente observa um certo descrédito da população com a classe política em geral, sobretudo, com aqueles nomes que já ocuparam um cargo público. O senhor acredita que vem desenvolvendo um bom trabalho como deputado estadual e que, portanto, merece mais um voto de confiança da população piauiense para a tentativa de exercer o seu nono mandato como deputado estadual?

Nós sabemos que existem os maus parlamentares e os bons parlamentares, como tem os bons engenheiros e os maus engenheiros, os bons médicos e os maus médicos, os bons advogados e os maus advogados, então se você for procurar em qualquer classe de atividade profissional, você vai encontrar, e na missão da política, que não é uma profissão, mas é uma missão, você também vai encontrar os bons e os ruins. Eu tenho trabalho desenvolvido há oito eleições, oito mandatos, oito mandatos vitoriosos, então eu acredito que eu tenho feito, dentro do meu compromisso como parlamentar, meu compromisso como cidadão piauiense, eu tenho feito um trabalho que tem dignificado nosso povo e tem sido aprovado, não obstante nós termos naturalmente de ser governo, de ser oposição em determinados momentos da nossa vida política, mas oito mandatos em oito eleições, buscando agora a nona, eu acredito que nós fizemos mandatos que foram, assim, aprovados pelo eleitorado piauiense.

Considerações finais do candidato:

Eu quero primeiro, Mikaela, agradecer a oportunidade aqui do GP1, repito, de poder proporcionar esse momento para mim como candidato a deputado estadual e dizer ao nosso eleitorado de todo o Piauí, que nós estamos vivenciando um novo momento, com o mesmo entusiasmo como começamos em 1990 no nosso primeiro mandato, e dizer para vocês, que eu pretendo voltar para a Assembleia para continuar esse trabalho, para continuar buscando para o Piauí, um Piauí mais digno, mais qualidade de vida para o povo e fazendo desse povo, um povo mais feliz. Então quero aqui apresentar meu nome Wilson Brandão como candidato a deputado estadual, com o número 11140, e pedir a todos vocês que deem esse voto de confiança para Wilson Brandão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.