Fechar

Eleições 2022

Coronel Carlos Augusto propõe melhores salários para policiais no Piauí

O candidato ressaltou a importância da recuperação do ministério da segurança.

A TV GP1 dá continuidade a sequência de entrevistas sobre as eleições 2022, contando com a presença de candidatos ao senado federal, ao governo do estado, deputados estaduais e federais. Hoje contamos com a presença do candidato a deputado estadual, Coronel Carlos Augusto, do MDB.

Durante a conversa, o candidato falou sobre a importância da recuperação do Ministério da Segurança Pública e ressaltou o compromisso em lutar pela melhoria das categorias de policiais militares, civis e penitenciários. 

Foto: Lucas Dias/ GP1Coronel Carlos Augusto e Lívia Pessoa
Coronel Carlos Augusto e Lívia Pessoa

Veja entrevista na íntegra:

Candidato, o que o senhor fará de diferente caso reeleito?

Na verdade, eu fui buscar o mandato com um propósito de ser a voz do sistema de segurança na Assembleia Legislativa, tenho um mandato que tem 15 leis aprovadas. Sou autor de leis importantes para o sistema de segurança pública, duas emendas à constituição estadual e sigo com este propósito de trabalhar todos os dias em favor das pessoas, sobretudo das pessoas que mais precisam do poder público no estado do Piauí. Principalmente, continuar sendo a voz da segurança pública na Assembleia Legislativa, a voz das comunidades que clama tanto por segurança, por estrutura, e a voz dos policiais militares, civis e penitenciários que tanto precisam do poder legislativo estadual. Sigo com este compromisso, um mandato bem atuante e reconhecido por todos os piauienses e vou seguir nesta mesma linha porque eu não tenho nenhuma dúvida que o sistema de segurança merece e deve ter a voz na Assembleia. 

Durante a pandemia, muitas obras foram paralisadas no estado e este ano algumas foram retomadas. Caso reeleito, quais serão as prioridades do Piauí?

Nós temos a responsabilidade do mandato de acompanhar todas as obras dos municípios onde a gente é representado, mas não só isso, nós participamos da elaboração do orçamento estadual, nós indicamos ações importantes na vida das comunidades. Eu tenho acompanhado obras dos 224 municípios, mesmo nesse período pós pandemia, com muitas necessidades que tem os municípios eu acho que o Piauí tem hoje obras importantes na área da educação, estrutura e do esporte e em todos os municípios. Nós temos a responsabilidade de fazer o que fizemos neste mandato, por exemplo, aqui em Teresina e em várias comunidades, mais de 3 milhões em obras de infraestrutura e calçamento nas ruas, tão importantes nos bairros de Teresina. Temos obras em Campina do Piauí, Barreiras, Corrente e nos municípios onde a gente é votado e escolhido pela população para melhorar suas vidas e da minha parte, vãos seguir firmes na certeza que vamos construir juntos ao poder executivo, ao nosso próximo governador Rafael Fonteles, esses encaminhamentos que melhoram a vida das pessoas.

Candidato, agora falando um pouco sobre saúde, nós sabemos que um dos problemas da saúde do estado é a centralização do atendimento aqui em Teresina, em que pessoas vem até a capital, onde lotam os leitos, faltam medicamentos, falta equipamentos. Como o senhor pretende descentralizar esse atendimento?

Nós vivemos na verdade um gargalo muito forte no Sistema Único de Saúde e em todo Piauí, em que pese o estado Piauí. Nós temos vários hospitais regionais, como o de Picos, Bom Jesus, Parnaíba, Corrente, em que tem tido nos últimos anos determinados tipos de atendimento que não tinha, mas nós ainda temos a nossa capital ainda que está recebendo muitos pacientes do interior do estado. Tenho a responsabilidade de trabalhar dentro do mandato naquilo que cabe a um deputado estadual, de legislar e de fazer encaminhamentos que possam dar andamento a melhorar os atendimentos aos 224 municípios, mas não posso deixar de dizer que ações importantes que nós além de termos essa responsabilidade de cuidar dos 3 milhões de habitantes, temos que cuidar dos profissionais de saúde.

Candidato, nós sabemos que uma das funções do deputado estadual é a fiscalização do governo do estado. Como que será feita essa dinâmica sendo que seja eleita tanto a oposição quanto a situação?

Na verdade, esse poder de fiscalização ainda depende se é oposição. Nós recebemos na Assembleia relatórios de todas as secretarias, prestando conta dos seus gastos onde nós aprovamos, onde passa pelo Tribunal de Contas do Estado que é o órgão que auxilia o poder legislativo. Vamos seguir independente de ser oposição ou de ser situação na Assembleia cumprindo com o dever naquilo que cabe a um deputado estadual.

Candidato, uma das suas principais bandeiras é a segurança pública. Sabemos que ela está em uma situação bem complicada no estado, e como o senhor pretende coibir essa criminalidade e proporcionar uma melhor qualidade aos profissionais de segurança?

Primeiro, dividir essa responsabilidade com a população e dizer algo que eu trago no meu coração mesmo, eu vivi 30 anos na segurança pública. Comandei a polícia do estado do Piauí, foi comandando a polícia que decidi ser candidato, por exemplo, vim para o legislativo para fazer encaminhamentos que tenho certeza que são importantes, mas dizer que nós temos que ter no nosso país uma política melhor definida para a segurança pública. Nós tínhamos um Ministério da Segurança Pública, por exemplo, que foi extinto no atual governo federal que o próximo tem a necessidade de implantar novamente, porque essa é a demanda maior do povo brasileiro. Nós temos um país onde mais de 60 mil pessoas são assassinadas por ano, um país onde centenas de mulheres são assassinadas, vítimas covardemente por feminicídio, temos que ter leis mais objetivas que possam condenar as pessoas que fazem isso, responsabilidade do congresso nacional. Nós temos que ter políticas públicas definidas a nível nacional, estadual e municipal, mas como tem o sistema único de saúde, como tem políticas no ministério da educação, precisamos de um ministério da segurança pública para que possamos trabalhar programas dentro das nossas comunidades, das nossas cidades, para poder resultar em uma melhoria da segurança pública e em todo país.

Candidato, agora voltando a entrevista para a área da educação. Sabemos que ela, também, possui dificuldades, como a questão das greves que estão sendo muito frequentes, a desigualdade e o atraso do ano letivo. Como o senhor pretende lidar com essa área aqui no estado?

Nós temos uma certeza, que a educação é algo que iguala as pessoas, a educação de qualidade.  Aqui fala alguém que estudou a vida toda em escola pública, fiz meu primeiro grau em Sigefredo Pacheco, lá no meu bairro Bela Vista. Sou filho de uma família de 10 irmãos, tenho visto a educação como um fator de transformação na sociedade brasileira, piauiense. Sei o que a educação fez, por exemplo, na minha casa. Levo isso para o meu mandato, tenho dito em todas as comunidades. Levamos para o mandato, para nós mesmo aquilo que sonhamos, trabalhamos e vencemos. Então levo esse dever, sou autor de leis, a minha primeira lei que criou o primeiro colégio militar do estado do Piauí, no bairro São Cristovão. Em três anos, o primeiro colocado dentre todas as escolas públicas do estado do Piauí, educação de tempo integral com disciplina. Nós precisamos e merecemos ter políticas públicas encaminhadas a nível nacional, alinhadas com o ministério da educação, para que nós podemos ter uma educação de tempo integral e profissionalizante. Nós temos as comunidades com muitos jovens fora deste processo de educação de tempo integral, e isso traz um resultado para a segurança, do nosso compromisso posso dizer para o povo do meu estado, o deputado Coronel Carlos Augusto tem na sua vida um mandato com uma função, que é ser a voz da segurança. Mas não posso jamais deixar de discutir algo que transforme a vida das pessoas, que iguale as pessoas como a educação, e tenho o compromisso de melhorar as estruturas educacionais, como cuidar ainda melhor dos profissionais da educação, trazer a clareza do dever e da obrigação do profissional, do dever do estado de cuidar das pessoas educando as pessoas. Eu particularmente sigo acreditando que a necessidade do estado do Piauí é ter escolas de tempo integral em todos os nossos bairros de Teresina e em todos os municípios do Piauí.

Considerações Finais

Agradecer ao GP1 pela oportunidade de falar para todos os piauienses, sou o deputado Coronel Carlos Augusto com o número 15444. Conheçam ainda mais a minha história, o meu mandato, faço um mandato participativo e coma responsabilidade de ser a voz da segurança, mas de fazer encaminhamentos importantes na vida dos nossos piauienses. Quero pedir o voto para o nosso governador Rafael Fonteles e o nosso senador Wellington Dias na certeza que nós vamos continuar juntos. Tenho andado pelas comunidades e pedido para visitar minha rede social, @coronelcarlosaugusto, conheçam a minha caminhada, meu mandato, na certeza nós vamos caminhar os 4 anos juntos com todos os piauienses, sendo fiel aquilo que nós nos propormos sempre, sendo a voz da segurança e a voz dos piauienses. Vote 1544 para deputado estadual.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.