Fechar

Eleições 2022

Major Elizete quer combater facções e expandir o PROERD no Piauí

Ela citou projetos para a segurança pública, educação e políticas sobre drogas.

A TV GP1 dá seguimento a série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado, ao Senado Federal e também aos cargos de deputada estadual e federal. A entrevistada deste sábado (24) foi a candidata Major Elizete, do MDB, que neste ano disputa o pleito para o cargo de deputada estadual.

Durante a conversa, a major expôs que, caso eleita, priorizará investimentos nas áreas da segurança pública, educação e políticas sobre drogas. Na parte da segurança pública, ela defendeu o combate ostensivo contra as facções, mas também o combate preventivo que perpassa pela própria política de combate ao tráfico e consumo de drogas, por meio de projetos focados no incentivo ao esporte, além da expansão do PROERD e do Pelotão Mirim, da Polícia Militar do Piauí, para os 224 municípios do estado. Além disso, dentro da esfera educacional, a major Elizete propôs a melhor valorização dos professores e investimentos em escolas de qualidade.

Foto: Lucas Dias/GP1Major Elizete Lima
Major Elizete Lima

Leia a entrevista completa:

Candidata caso a senhora seja eleita quais são as principais bandeiras que pretende defender na Assembleia Legislativa do Piauí?

Então, após 25 anos de Polícia Militar, com muito serviço prestado, tanto na área da prevenção com o PROERD quando eu fui coordenadora estadual e levei esse programa para mais de 80 municípios, com milhares de crianças capacitadas a dizerem não as drogas, como também na repressão, como comandante de batalhão na grande Santa Maria da Codipi em nossa capital. Após esses serviços prestados, eu creio que é hora de fazer a diferença na política, então coloquei meu nome novamente a disposição do piauiense, sobretudo aquele piauiense que quer uma mudança para valer no legislativo piauiense. Eu estou preparada para representar você, que como eu, deseja uma política diferente.

Candidata Major Elizete, agora entrando na esfera da segurança pública, o Piauí vive um de seus piores momentos nesta área, com facções criminosas como o PCC e o Bonde dos 40, atuando em diversas regiões do estado, especialmente em Teresina e no Litoral. Caso a senhora seja eleita quais propostas a senhora traz para coibir a ação dessas facções criminosas?

Então, Mikaela, na verdade as minhas propostas elas repousam sobre um tripé: segurança pública, educação e as políticas sobre drogas, até por conta da minha formação que está nessas três áreas. Na Polícia Militar, obviamente, como comandante de Batalhão, eu já mostrei que sei fazer diferente. Eu calcei o coturno, coloquei o colete a prova de balas e fui para frente das operações e lá na grande Santa Maria nós fizemos uma espécie de case, e mostramos que é possível trazer resultados realmente positivos nesta área, então a gente tem que abranger toda a esfera de segurança pública, conclamando os outros órgãos a também fazerem parte desse projeto de combate a facção, isso perpassa também pela nossa legislação, embora seja uma legislação federal, mas eu como deputada estadual, terei voz e vez para cobrar dos nossos legisladores federais um endurecimento da nossa legislação penal e processual-penal, porque só assim a gente vai parar com essa sensação de enxugar gelo, porque eu própria prendi o mesmo criminoso várias vezes ali na região da grande santa Maria. Alguns deles até olhavam para mim e diziam: “de novo, Major?!”, de tantas as vezes que nós os prendemos. Então a gente fica com essa sensação de enxugar gelo. A culpa é da Justiça? Não! É da legislação que permite que ele entre e saia do sistema frequentemente, mas eu quero dizer que a Major Elizete, deputada estadual eleita, já tem projetos eficientes e eficazes para serem postos em prática, até porque eu já provei que é possível lá na grande Santa Maria da Codipi.

Foto: Lucas Dias/GP1Major Elizete Lima, candidata a deputada estadual pelo MDB
Major Elizete Lima, candidata a deputada estadual pelo MDB

Diante do grave problema da atuação das facções no estado, está atrelado a isso a preocupação com o tráfico e o consumo de entorpecentes. Como a senhora pretende enfrentar isso?

Eu já fazia isso como major de polícia, eu estava a frente de um programa chamado PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, e a gente capacitou mais de 50 mil crianças piauienses a dizerem não as drogas e não a violência. Além do PROERD, nós temos o Pelotão Mirim, esse projeto lindo da nossa Polícia Militar, que também retira esse jovem, essa criança, esse adolescente, que fica lá muito mais propenso a ser abordado por um traficante ou por alguém que queira fazer com que ele se torne um usuário. Outro projeto que eu também tenho na área da prevenção às drogas e a violência, é o esporte! Eu sou uma defensora do Esporte, não pareço não, Mikaela, mas eu sou fui campeã brasileira de salto a distância pelos jogos acadêmicos, sou faixa azul em taekwondo, sou faixa verde em judô, então veja, o esporte é uma ferramenta de prevenção eficiente demais e que precisa ser posto em prática em todas as escolas. Eu tenho um projeto chamado Olímpiada Estadual dentro das escolas, onde eu sonho que a cada dois anos, nós tenhamos uma grande competição aqui em Teresina, com todas as modalidades de esporte, fazendo com que as escolas fomentem e incentivem os seus estudantes a praticarem essas modalidades. Então, pode contar comigo que eu sei como combater o tráfico na raiz, porque se não tiver consumidor, não vai ter traficante.

Candidata major Elizete, a senhora se posiciona como a favor do Certificado de Registro para pessoas físicas, para a realização de atividades como o colecionamento de armas, o tiro desportivo e a caça?

Eu sou totalmente a favor dos CACs, eles sabem disso, é uma bandeira que eu levanto. Eu acho que o que a gente tem que ter é apenas responsabilidade legal e controle, saber quem são essas pessoas e porquê elas estão querendo andar armadas, obviamente, fazer uma investigação séria e um procedimento sério, mas se a pessoa passa por todos esses trâmites, por que não?! Eu sou totalmente a favor.

Foto: Lucas Dias/GP1Candidata a deputada estadual pelo MDB
Candidata a deputada estadual pelo MDB

Outra área que requer atenção justamente por ser uma das mais sensíveis do estado, é a educação. Desse modo quais são os problemas mais urgentes que a senhora identificou nesta área e quais propostas traz para reestruturar a educação no estado?

O professor nesse país é muito mal valorizado. Então esse professor, pra mim, major Elizete, é o verdadeiro herói desse país, ele precisa ser bem representado na Assembleia, precisa ter uma voz para defende-lo como se deve. Então, meu primeiro passo é defender o professor, até porque também eu sou de uma família de vários professores, minhas irmãs são professores, meus irmãos são professores, então eu tenho que defender o nosso professor. Além disso, eu defendo uma escola de qualidade. O que é uma escola de qualidade? Primeiro, ela tem que ser atrativa, a criança tem que gostar de ir para aula, ela tem que chegar em um ambiente limpo, saudável, um ambiente acolhedor, com professores que por serem bem remunerados também, que é mais um ponto positivo, ele vai dar uma aula que a criança vai gostar de assistir aquela aula, então a gente precisa trabalhar a escola como um todo, que eu chamo de escola de qualidade. Então, essa é mais uma bandeira, como eu disse anteriormente, que está no tripé que eu defenderei dentro da Assembleia Legislativa: segurança, educação e política sobre drogas.

Além da criação de leis, é papel de uma deputada estadual fiscalizar as ações do Governo do Estado. Sendo eleita, como a senhora pretende desempenhar essa função?

Qualquer que seja o governador, vai ter um calinho para suportar, porque a major Elizete nunca foi e nem será de se calar, eu só preciso que as pessoas compreendam que com um dedo, no dia 2 de outubro, você pode eleger uma deputada que você nunca viu nesse estado. Uma deputada que vai dar orgulho a você e que você terá orgulho de dizer: nesta eu tenho orgulho de dizer que votei. Esta mulher me representa. É esta a deputada que eu quero ser.

Considerações finais:

Eu sempre finalizo contando uma fábula que diz o seguinte: estava havendo um grande incêndio em uma floresta, e todos os animais estavam fugindo deste incêndio, mas ao contrário de todos os animais, um minúsculo beija-flor ia até o rio pegava uma gotinha de água e jogava no incêndio, ele ia até o rio pegava uma gotinha de água e jogava no incêndio, em uma das idas e vindas, o beija-flor encontrou um elefante e aí o elefante olhou para o beija-flor disse assim: “mas você é muito bobo sr. beija-flor, você não está vendo que não vai apagar esse incêndio?”, mas o beija-flor humildemente disse: “posso até não conseguir, mas estou fazendo a minha parte”. A major Elizete, 15777, é apenas um beija-flor, estou fazendo a minha parte, colocando meu nome a sua disposição. Não era você que estava ávido por mudanças? Chegou a hora! No dia 2 de outubro, vote 15777, major Elizete, deputada estadual, a dama de aço do Piauí!

Foto: Lucas Dias/GP1Major Elizete
Major Elizete

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.