Fechar

Eleições 2022

Evaldo Gomes propõe meia passagem no transporte intermunicipal no Piauí

O candidato defendeu a saúde, educação e segurança de qualidade para o Piauí.

A TV GP1 dá seguimento à sequência de entrevistas com os candidatos a deputado estadual. Nesta segunda-feira (5), o entrevistado foi o candidato à reeleição, Evaldo Gomes (Solidariedade). Durante a entrevista, o parlamentar apontou que defende o transporte coletivo eficiente, assim como a meia passagem para estudantes em ônibus intermunicipais no Piauí. 

Evaldo Gomes também levantou as bandeiras da saúde, educação e segurança como prioridades em investimentos das emendas parlamentares. Além disso, ele contou que aposta em um mandato participativo para garantir sua reeleição para deputado estadual.

Foto: Lucas Dias/ GP1Entrevista com o candidato Evaldo Gomes
Entrevista com o candidato Evaldo Gomes

Leia a entrevista completa:

Para começar, por que o senhor merece ser reeleito deputado estadual?

Olha, eu já sou um político experiente. O Piauí já me conhece e eu tenho correspondido as expectativas da população. Meu nome nunca foi envolvido em qualquer ato de corrupção, nunca fui investigado, e a gente tem procurado se afastar cada vez mais desse tipo de prática, focando em um mandato presente nos municípios, de diálogo com a população, e não tenho dúvidas de que pela nossa postura, pelos projetos apresentados, pelas pautas que nós levamos para a Assembleia Legislativa, pautas importantes como na área da educação, na área da saúde, na política de defesa de um transporte coletivo eficiente para a população, faz com que a gente se sinta a vontade de pedir o apoio e a confiança da população mais uma vez.

Então caso o senhor seja reeleito, quais são as principais bandeiras que o senhor pretende defender na Assembleia Legislativa do Piauí?

Olha, as minhas bandeiras são bandeiras que a gente compreende que mexam com a vida das pessoas. O que a população quer? A população de fato quer é a saúde funcionando bem, para que quem não tenha o plano de saúde, possa ter a oportunidade de ter um bom atendimento do seu filho no Sistema Único de Saúde, ou seja, no hospital público. Da mesma forma é com a educação. É importante que o professor seja bem remunerado, seja valorizado, que as escolas possam funcionar durante todo o ano sem ter a greve e além disso, temos também o transporte. Tem jovens que moram em vários municípios do Piauí que não tem condições de chegar até Teresina porque o preço da passagem é muito alta. Então, a nossa luta é trabalhar para que a gente tenha um transporte coletivo, um ônibus, mais eficiente, que tenha qualidade e com um preço acessível! Porque a população precisa adquirir o conhecimento. A gente só consegue construir uma boa cidade, um bom estado, um país decente se nós tivermos investimento em educação, e quer queira, quer não, o transporte coletivo contribui também para a educação quando leva o filho do pobre do seu município de origem até a capital para estudar o ensino superior, para fazer o ensino médio.

Por outro lado, também, eu compreendo a importância de a gente fazer um mandato pautado no diálogo, um mandato participativo, porque através do diálogo e da participação é que a gente consegue aí levar muitas soluções para os problemas da população piauiense.

Candidato, o senhor tem percorrido norte a sul do estado vendo e ouvindo as necessidades da população. Então, desse modo, quais principais demandas o senhor tem identificado principalmente nas áreas da segurança, saúde e educação, e quais propostas o senhor tem para melhorar a vida do cidadão e do eleitor?

Olha, nós temos observado que nós temos dois grandes problemas: nós temos problemas na área da saúde. Infelizmente a população ainda enfrenta filas quilométricas para conseguir um exame ou uma consulta. Infelizmente a população espera 5 ou 6 meses para fazer uma pequena cirurgia. Então, nós temos que buscar soluções imediatas para esses problemas que mexem com a vida das pessoas. Nosso mandato será pautado nessa área, cobrando do governo para que o governo possa investir mais e priorizar mais a saúde aqui no Piauí.

Outra coisa que tenho observado e ouvido muito da população é a falta de segurança. Nós temos um déficit de policiais, e o próprio Rafael Fonteles, compreendendo isso, já fala que vai, no programa de governo dele, vai contratar através do concurso público, 1000 policiais por ano, mas mesmo assim, eu acredito e confio, que a gente possa na condição de deputado, para cobrar e duro, e fazer com que o futuro governador, que se Deus quiser será o Rafael, para que a gente possa combater a bandidagem e dar tranquilidade para a população.

Candidato, pegando o gancho da sua resposta, uma das principais bandeiras que o senhor levanta é a dos estudantes, então quais propostas o senhor tem voltadas para esta área?

Primeiro que a gente defende a meia passagem do ônibus intermunicipal. Estamos trabalhando também de forma incansável, para que a gente possa conseguir no futuro governo, que o metrô de Teresina chegue até a cidade de Altos, que ele possa se expandir mais pela capital. Defendemos também que a classe estudantil possa, através do currículo, possa ser implementado disciplinas importantes. Que possa manter as disciplinas tradicionais e incluir no currículo disciplinas que possam colaborar e contribuir no fortalecimento e no conhecimento do estudante, como por exemplo, a matemática financeira. Então eu defendo que nas disciplinas a gente possa incluir algumas delas que possam ajudar a estudantada não só a passar de ano, mas sobretudo também, se preparar visando mercado de trabalho.

Candidato Evaldo Gomes, agora entramos em um segundo momento da nossa entrevista em que entraremos na orbe da política. Como teve início a sua trajetória na política?

Olha, eu iniciei minha militância aos 16 anos de idade. Eu tenho 50 anos de idade e tenho uma boa parte da minha vida militando na política. Militei na universidade, e toda essa militância no movimento estudantil é que me trouxe o desejo e vontade de entrar na vida pública exercendo um mandato parlamentar.

Agora entramos em um terceiro momento da nossa entrevista, em que o senhor, candidato Evaldo Gomes, terá 1 minuto para fazer suas considerações finais.

Bom, quero primeiramente agradecer ao GP1 pela oportunidade. É uma oportunidade ímpar. Vocês conseguem levar essa mensagem para os 224 municípios, uma audiência muito grande. Quero parabenizar você, parabenizar a direção do GP1 por essa oportunidade. E esse momento é tão importante, no momento em que o Brasil passa um momento tão difícil, que é importante a população ter a compreensão que só conseguirá fazer as transformações e as mudanças que o povo quer indo às urnas. Meu nome é um nome fácil e conhecido no Piauí, sou Evaldo Gomes, meu número é 77789 e eu estou contado com a sua confiança e com a oportunidade de continuar trabalhando pelo Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.