Fechar

Política

Candidato Kleiton Holanda quer priorizar segurança e geração de empregos no Piauí

O candidato ainda expôs suas propostas para a saúde pública no Piauí, e mais.

Nesta quinta-feira (1), a TV GP1 dá seguimento a série de entrevistas com os candidatos a Câmara Federal. O entrevistado de hoje é o diretor licenciado do Sinpoljuspi, o candidato Kleiton Holanda, do Podemos, que concorre ao cargo de deputado federal nestas eleições.

Durante a conversa, o candidato falou sobre diversos temas, dentre eles, destacou que propõe investir, prioritariamente, em segurança pública, bem como em geração de emprego e renda para os piauienses. Ele ainda expôs suas propostas para a educação e saúde pública do Piauí.

Leia a entrevista na íntegra:

Candidato, um dos principais papéis de um deputado federal é a elaboração de leis para o país. Desse modo, quais são seus principais projetos?

Segurança pública e geração de empregos, porque desta forma se faz uma segurança voltada realmente para o cidadão. Segurança envolve contingente de pessoal de acordo com a população do estado e envolve também a geração de emprego e renda, que faz com o cidadão, claro, ele devidamente empregado, essa criminalidade possa diminuir. Então o papel que eu pretendo desenvolver é a criação sim de projetos de leis que sejam voltados justamente para essas áreas e outras mais.

Candidato, falando em segurança pública, Teresina vive um dos piores momentos na segurança pública, com a capital piauiense sendo dominada pelas facções criminosas, em que todo dia é registrado pelo menos uma execução. Desse modo, quais projetos o senhor tem voltados para essa área?

Para citar como exemplo até policial hoje está sendo vítima, nada de encontro ao cidadão comum, mas é uma realidade crua que merece atenção. Emendas parlamentares voltadas para a área da segurança é extremamente fundamental para a aquisição de equipamentos sofisticados, para que o policial dê a resposta necessária a essa evolução vertiginosa que o estado do Piauí passa hoje. Então com esses recursos sendo conseguidos junto ao Governo Federal, trazidos para o Piauí, sendo investidos, fará com que essa situação ela, pelo menos, minimize.

Candidato, em abril tivemos a fuga de 10 detentos da Casa de Custódia aqui em Teresina. Já neste mês de agosto outros 16 detentos fugiram da Cadeia de Altos. O senhor acredita que o sistema penitenciário do Piauí é eficiente?

Não, ainda não tem a sua eficiência porque falta a estrutura para colocar os detentos devidamente de acordo com sua quantidade. Falta-se principalmente pessoal, policial penal. O último concurso que houve foi em 2016, quatro etapas de curso de formação. Já estamos em 2022. E essa necessidade era para 2016, então praticamente seis anos se passaram com um único concurso, para chamar os últimos que fizeram o curso de formação. Então, precisa evoluir nessa sistemática.

Candidato, dentre as pautas que o senhor é mais atuante, estão a do funcionalismo público e da segurança pública. Desse modo, quais destaques em projetos o senhor tem voltados para estas áreas?

Nós temos, ainda em andamento no Congresso, leis que praticamente prejudicam o servidor público, na parte da administração. A gente busca sim a melhoria de que o servidor público de todas as áreas possa ter uma segurança de trabalho, ter seus direitos garantidos, e seus direitos praticamente assistidos diuturnamente para que ele desenvolva esse trabalho e claro, trazendo a resposta que a sociedade quer, o serviço público de qualidade! Então, lutar com projetos de lei, para trazer projetos de leis, lutar para serem aprovados, e claro, trazer aí os frutos para o nosso servidor público.

Candidato, o senhor é a favor da concessão de registro para pessoa física, para realização de atividades como colecionamento de armas, tiro desportivo e caça?

Sim, essas normas já existem e elas foram apenas ampliadas. Todo cidadão pode passar pelo sistema que hoje está posto, que é um controle muito forte praticado pela instituição Polícia Federal, para que a pessoa obtenha sim esse registro, então, não teria problema nenhum. O que se falta ainda é fiscalização, a pessoa para fiscalizar, e todo mundo tendo seu efetivo para haver essa fiscalização, praticamente não haveria problema e não há de haver problema. Então, perfeitamente normal, tranquilo.

Agora falando em saúde, essa é uma das áreas mais sensíveis para a população. Caso o senhor seja eleito, quais projetos o senhor tem para melhorar a área da saúde pública no estado?

Precisa-se valorizar o servidor que trabalha na área da saúde, em todos os âmbitos. Precisamos de mais equipamentos e claro, com a inovação que aquele deputado federal que conseguiu esse recurso, fiscalize a aplicação desses recursos para que ele chegue justamente onde precisa.

Candidato, agora entrando na orbe da educação, várias escolas estão sucateadas e sem condição de receber alunos. Como por exemplo, as unidades escolares, Paulo Ferraz, Benjamim Batista e Júlia Nunes, todas essas localizadas em Teresina. E a situação é ainda mais crítica no interior do estado, como por exemplo, a unidade escolar Justino Luz, em Picos, que está completamente abandonada. Caso o senhor seja eleito, quais ações o senhor pretende realizar para reestruturar a educação no estado?

Digo aqui que as emendas parlamentares sendo alcançadas, destinadas para manutenção dessas escolas, ela vai fazer com que o aluno possa assistir uma aula com dignidade, que o professor possa lecionar com qualidade e segurança, para que o aprendizado seja eficiente na vida do nosso estudante piauiense, que se diga de passagem aqui, são estudantes altamente qualificados. O que se não tem é justamente isso, escolas preparadas para esse público, para que ele possa desenvolver sua habilidade de ensino e alcançar setores importantes do estado. O que se não pode é deixar a situação do jeito que está, escolas se destruindo e construindo presídios. Então situações praticamente inversas. A gente quer escolas, que escola traz dignidade, traz aprendizado, traz o cidadão eficiente e produtivo no estado do Piauí.

Candidato Kleiton Holanda, a privatização dos Correios foi aprovada em agosto de 2021 na Câmara, e atualmente, encontra-se parada no Senado Federal. Caso o senhor seja eleito, o senhor vai buscar agilizar essa privatização ou se posicionará tentando barrá-la?

Toda e qualquer privatização que possa surgir, em caso de eu sendo eleito, terá meu voto contrário. Tudo aquilo que é contra o trabalhador, contra o cidadão, terá meu voto contrário, porque eu sou do povo, sinto as necessidades do povo. Privatização não leva a lugar nenhum.

A PEC que extingue o foro privilegiado foi aprovada no Senado e enviado à Câmara há cinco anos, e desde então encontra-se parada. Caso o senhor seja eleito, o senhor vai buscar a aprovação desta proposta?

Foro privilegiado tem que acabar, todos são iguais perante a lei. Todos têm que sofrer as consequências da lei caso ele ande contrário a lei.

Candidato, agora entramos em um segundo momento da nossa entrevista, que é o ping-pong, onde eu lhe apresentarei temas, que o senhor se posicionará como contra ou a favor, sem a necessidade de emitir opinião sobre o assunto.

Aborto?

A favor.

Cotas raciais?

A favor.

Descriminalização da maconha?

Contra.

Educação sexual nas escolas?

Eu sou contra.

Homeschooling?

A favor.

Adoção de crianças por casais homoafetivos?

A favor.

Privatização do SUS?

Contra.

Privatização das Universidades?

Contra.

Candidato Kleiton Holanda, agora o senhor terá 1 minuto para fazer suas considerações finais.

Meus irmãos e irmãs piauienses, votem com segurança, votem Kleiton Holanda. Número: 1912. Para deputado federal, vote Kleiton Holanda, 1912. Com o seu voto, com nosso trabalho, faremos um Piauí melhor. Um Piauí grande para todos os nossos irmãos, então conto com você, e preciso que esse voto seja dado! Mas dado com segurança! E nós teremos a resposta, teremos o trabalho desse deputado que irá trabalhar sim para o estado do Piauí. Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais, Instagram, Whatsapp, para que você possa ver o trabalho deste candidato, que ele é do povo, sente as necessidades do povo e estará lá na Câmara Federal para você, para que juntos possamos construir um Piauí melhor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.