Fechar
GP1

Política

MPF apresenta nova denúncia contra ex-presidente Lula à Justiça

A denúncia ainda pede a condenação de Lula por lavagem de dinheiro, crime que foi cometido 44 vezes.

Nesta segunda-feira (10), o Ministério Público Federal apresentou à Justiça uma nova denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além dele, também foram denunciados o empresário Marcelo Odbrecht e outras nove pessoas.

O ex-presidente também é réu em dois processos (um no Paraná e outro no Distrito Federal) e investigado em dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, todos relacionados a Operação Lava Jato.

  • Foto: Márcio Fernandes/EstadãoLuiz Inácio Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da Silva

O MPF informou que Lula atuou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) "e outros órgãos de Brasília" para favorecer a Odebrecht em empréstimos para obras de engenharia realizadas em Angola.

Segundo o G1, a participação de Lula ocorreu em duas fases. Na primeira, os investigadores entendem que Lula praticou corrupção passiva.  Na segunda, Lula teria cometido tráfico de influência. A denúncia ainda pede a condenação de Lula por lavagem de dinheiro, crime que foi cometido 44 vezes. As investigações correm dentro da Operação Janus, que apuram irregularidades no financiamento do BNDES para obras da Odebrecht em Angola. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.