Fechar
GP1

Agradeço a lembrança do título ao leitor Cláudio Guterres que de forma pertinente o citou no comentário à coluna anterior. Poucas idéias resumem tão bem os tempos atuais...

Pode ser que o leitor, acostumado à leitura dos eventos destacados pela imprensa nacional, não acompanhe os acontecimentos do Velho Mundo, em assim sendo, resolvi trazer alguns fatos que reputo importantes.

Pelas terras da Rainha, as coisas começaram a dar sinais que não iam bem em meados de 2007 com a quebra do banco Northern Rock. Parecia fato isolado, mas não era. Exatamente um ano após, surge a crise mundial de crédito, que parece englobar todos os aspectos do sistema financeiro, e com conseqüências reais na vida de milhões de pessoas. Mas isso, todo mundo sabe...

O que não tem sido dado muita importância é o renascimento de sentimentos nada nobres espalhando-se pela Europa, tais como o xenofobismo, o antissemitismo, dentre outros.

Na Inglaterra, o governo prepara programas de salvação do sistema bancário, estatização de escolas privadas – em razão da evasão escolar, incentivo ao emprego de nacionais, etc. Em outras palavras, o governo tem feito de tudo. E inclusive isso é parte do problema, pois fazer de tudo significa cortes em programas sociais e utilização de reservas monetárias nacionais. A curto prazo tem havido algum sucesso, entretanto, quem pode afirmar o que acontecerá a médio e longo prazo?

A título de ilustração, cito o exemplo de emprego de motorista de ônibus. Em Londres, ano passado ofereciam-se vagas de motorista de ônibus urbano com um salário de 2000,00 libras mensais, às quais concorriam, como é de se esperar, profissionais motoristas de ônibus. Pois bem, hoje em dia, além de não haver mais vagas disponíveis, as últimas foram preenchidas por ex-bancários, administradores e outras tantas categorias, realidade bem conhecida dos brasileiros.

A França já enfrentou duas greves gerais no período de um ano, sem contar as constantes rebeliões de jovens imigrantes da periferia, que se sentem marginalizados. A Alemanha vê um ainda pequeno, mas preocupante, renascimento de ideologias nazi-fascistas.

Parece-me que a paz social está ainda sendo mantida graças a uma estabilidade econômica e a um elevado padrão social, que não se sabe por quanto tempo durarão.

Nesse contexto, destaco Marisa Monte em o Profeta Gentileza:

(...) Por isso, eu pergunto
a você no mundo,
se é mais inteligente
o livro ou a sabedoria.
O mundo é uma escola,
a vida é um circo,
amor, palavra que liberta,
já dizia o profeta...

Boa sorte a (nós) todos.

Londres (RU), 08 de fevereiro de 2009.

José Anastácio de Sousa Aguiar
 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.