Fechar
GP1

Pandora, a primeira mulher Ou O Que há em comum entre a Mitologia Grega e as Histórias Bíblicas?


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPandora(Imagem:Reprodução)Pandora
Prometeu e Epimeteu, segundo a mitologia grega, eram irmãos e titãs, uma raça gigantesca que habitou a terra antes do homem. Ambos foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, e aos outros animais, todas as faculdades necessárias a sua preservação.

Após feito o homem, os deuses enviaram a primeira mulher à terra, Pandora. Oferecida pelos deuses a Epimeteu, que de boa vontade a aceitou, embora advertido pelo irmão que tivesse cuidado com os presentes dos deuses.

Epimeteu tinha em sua casa uma caixa que guardava alguns artigos malignos, de que não se utilizara para preparar o homem. Pandora, tomada por intensa curiosidade em saber o conteúdo da caixa, certo dia destampou-a para olhar. Ato contínuo escapou todos os males do corpo e da alma que vieram a afligir o homem em sua passagem pela terra, restando apenas dentro da caixa a esperança.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPandora e Eva(Imagem:Reprodução)Pandora e Eva
Curioso notar as semelhanças entre as fábulas gregas e a história do primeiro casal bíblico no jardim do Éden, na qual a primeira mulher, Eva, descumpre as orientações de Deus e come o fruto proibido, gerando a expulsão de ambos do paraíso. Será coincidência?

Boa sorte a (nós) todos.

Orangestad/ARU, 03 de junho de 2011.

José Anastácio de Sousa Aguiar

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.