Fechar
GP1
A glutonaria ou simplesmente gula é o sexto dos pecados capitais, e é também o primeiro dos dois pecados da carne, ditos também como “quentes”.

Um aspecto peculiar relativo à gula é que por algum tempo nos idos do século IV ela era considerada pelos monges monásticos como o pior dos pecados capitais, posto que se entendia que o primeiro e mais importante inimigo a ser combatido era o que estava dentro de nós e se expressava por um guloso apetite.

Imagem: ReproduçãoDetalhe do quadro Detalhe do quadro "Os Sete Pecados Capitais" referente à gula, pintado por Hieronymous Bosch (1450-1516)

Posteriormente, a importância da gula foi revista e foi adotada uma visão mais generosa, em especial por Tomás de Aquino, entendendo-se que a gula diz respeito mais ao corpo do que a alma, e seria compreensível, tendo em vista que todos têm que se alimentar de alguma maneira, que alguém viesse a se exceder.

Uma das principais questões que envolvem o vício da gula é a inexistência clara de limites para o que comer e beber. Ao falar em limites inevitavelmente trata-se não só dos excessos dos glutões, mas também da rejeição dos anoréxicos e da aceitação e rejeição descontrolada dos bulímicos.

Boa sorte a (nós) todos.

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.