Fechar
GP1

Caso Clínico em Psicanálise II - A prisão (in)voluntária ou a retomada da liberdade pessoal


Recentemente, atendi uma jovem paciente que adentrou ao consultório com um garboso cachecol vermelho. Reclamava a referida moça que suas relações amorosas e profissionais estavam conturbadas e que isso a motivara a procurar um psicanalista. Acrescentou ela que se relacionava com pessoas casadas, apesar de ter um caso sério. Cobrava fidelidade do segundo relacionamento e exigia atenção excessiva dos outros.
Imagem: DivulgaçãoCaso Clínico em Psicanálise II ? A prisão (in)voluntária ou  A retomada da liberdade pessoal(Imagem:Divulgação)Caso Clínico em Psicanálise II ? A prisão (in)voluntária ou A retomada da liberdade pessoal
Ao dar início à sessão demonstrou descrença no método psicanalítico e disse nem saber ao certo a razão de estar ali. Depois de descortinar os eventos de sua vida, em especial a conturbada infância em razão de um pai ausente e agressivo, bem como os sentimentos por ela vividos, restou evidenciado que sua vida baseava-se numa insuperável e sufocante ambivalência emocional, o que lhe causava constante conflito interno.

Demonstrei para a paciente que uma das principais funções da psicanálise é trazer para o consciente os conteúdos reprimidos do inconsciente e a partir daí trabalhá-los para a superação das fixações em fases infantis e a consequente obtenção da saúde emocional. A título de exemplo, perguntei qual teria sido a razão de ela estar usando naquele dia o já citado exuberante cachecol. Surpresa com a pergunta, mas já confiante no método, a jovem, após uma rápida reflexão, informou que não havia percebido a razão no momento da escolha do acessório, mas agora conseguia discernir que tinha escolhido o chapéu para se sentir desejada pelas pessoas, imputando, assim, ciúmes em seus amantes.

Demonstrou alegria radiante em identificar suas fixações na fase narcisista infantil, bem como pelo fato de o adulto ter dado início ao processo de libertação das prisões impostas pela criança interna magoada e carente.

José Anastácio de Sousa Aguiar
*nomes, sexo e alguns detalhes foram alterados para proteger a identidade dos pacientes.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.