Fechar
GP1

Hérnia de disco - pode fazer musculação?

Quando as pessoas apresentam protrusões discais, ficam mais suscetíveis às hérnias.

A coluna vertebral é formada por várias vértebras divididas em cervicais, torácicas, lombares e coccígeas. Entre cada uma destas, temos os discos vertebrais. Quando esses discos apresentam processo de desgaste, dizemos que existe uma discopatia. Caso o disco, além de gasto, apresente ruptura de sua estrutura, pode ocorrer o extravasamento do seu núcleo gelatinoso, o que recebe o nome de hérnia de disco.

Quando as pessoas apresentam protrusões discais, ficam mais suscetíveis às hérnias, que costumam ser provocadas por movimentos inadequados, como torções de coluna ou inclinações laterais.

Foto: Arquivo pessoalProfessor Demóstenes e Dr. Elias Barbosa (ortopedista)
Professor Demóstenes e Dr. Elias Barbosa (ortopedista)

Esforços grandes com o corpo em posição anatomicamente confortável NÃO costumam estar relacionados com hérnias de disco. Esse é o caso dos exercícios de musculação. Pessoas com discopatia ficam mais protegidas quando a musculatura é forte, e as dores posturais costumam melhorar, razão pela qual a musculação costuma ser indicada nos casos de discopatia.

A prática da musculação na presença de discopatia exige que os exercícios sejam selecionados com base no conforto. Além de selecionar os exercícios, as amplitudes de movimento e as cargas também devem ser escolhidas com base no conforto. Em situações particulares como esta, torna-se necessário um acompanhamento interdisciplinar (médico, fisioterapeuta e Profissional de Educação Física). Desta forma, pessoas com hérnia de disco não somente podem, mas devem fazer musculação. Os exercícios com pesos não apenas fazem parte do tratamento da hérnia de disco, mas também a previnem.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.