Fechar
GP1

Doenças ligadas ao sedentarismo matam 300 mil pessoas por ano

O estilo de vida sedentário é associado ao risco aumentado de diabetes, doenças do coração e mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda (baseado nas orientações do COLÉGIO AMERICANO DE MEDICINA DO ESPORTE) a prática de atividades físicas por, pelo menos, 150 minutos por semana.

Esse tempo de prática de atividade física pode ser das formas mais simples tipo; fazer uma faxina, subir um lance de escadas, fazer uma simples caminhada, lavar um carro, passear com o pet etc. Contanto que ao final da semana tenha totalizado o tempo  acima descrito.

Ainda Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças relacionadas ao sedentarismo matam 300 mil pessoas por ano no Brasil. Esse número tende a continuar crescendo à medida em que as pessoas dizem “não ter tempo” para praticar atividades físicas.

Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, e considerado um dos mais longos do seu gênero; investigou os fatores de risco do sedentarismo para doenças cardiovasculares e mortalidade. Ao longo de quase meio século, os pesquisadores investigaram a atividade física e seu efeito sobre a expectativa de vida.

O estudo concluiu que o estilo de vida sedentário é associado ao risco aumentado de Diabetes, de doença cardiovascular e de morte. A baixa capacidade aeróbica foi associada ao aumento da mortalidade.

Desta forma, falando de sedentarismo, o American College of Medicine of Sport (a maior instituição do mundo) orienta que a população seja estimulada em se movimentar, não importando a forma; sem necessidade de check-up médico ou orientação de Profissional de Educação Física.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.