Fechar
GP1

Profissionais de educação física têm postura diferente dos médicos; entenda

Muitas vezes, por conta de uma dor isolada numa articulação, médicos orientam o afastamento da academia.

Manter uma prática consistente ao longo do tempo é crucial para a manutenção da saúde, melhoria da qualidade de vida e prevenção de perdas desnecessárias de condicionamento físico. No entanto, é importante equilibrar a continuidade com a sensibilidade às necessidades individuais, como em casos de dor ou lesões, ajustando o treinamento conforme necessário para garantir a saúde a longo prazo.

Muitas vezes, por conta de uma dor isolada numa articulação, médicos orientam o afastamento da academia. As interrupções frequentes nos treinamentos podem desestimular os clientes e levar à perda das qualidades físicas conquistadas. Modificar a estrutura do programa para preservar articulações com dor é uma abordagem sensata, permitindo a continuidade do treinamento adaptado às necessidades individuais. Isso não apenas mantém o estímulo físico, mas também promove a recuperação. A personalização do programa, com a devida orientação profissional, pode ser crucial para equilibrar a preservação da saúde e a manutenção do progresso físico.

Foto: Divulgação/DemóstenesAcademia Demóstenes Ribeiro
Academia Demóstenes Ribeiro

No entendimento dos Profissionais de Educação Física, interrupção total do treinamento deve ser reservada para situações extremas, como em casos de lesões graves. Em muitos casos, ajustar o programa de treinamento para lidar com a dor ou a articulação problemática pode ser uma abordagem mais eficaz para manter a continuidade do exercício e evitar perdas desnecessárias de condicionamento físico.

Por exemplo, se um cliente refere dor numa determinada articulação, basta que o treino seja reestruturado de forma a não mexer com a determinada articulação. Não tendo necessidade de se ausentar da academia.

A moderação e a adaptação, com a devida orientação, são fundamentais para equilibrar a saúde e os objetivos de treinamento.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.