Fechar
GP1

Até quando a dor muscular é considerada normal; explico

A dor muscular após o exercício é considerada normal e geralmente desaparece dentro de alguns dias.

A dor muscular após o exercício, conhecida como Dor Muscular de Início tardio (DMIT), é uma ocorrência comum que muitas pessoas experimentam após iniciar um novo programa de exercícios ou aumentar a intensidade dos treinos. Ela geralmente se manifesta de 24 a 48 horas após o exercício e é causada por microlesões nos músculos e pelo processo inflamatório associado à reparação e ao crescimento muscular. Sendo um processo considerado fisiológico.

A DMIT é considerada uma parte normal do processo de fortalecimento muscular e geralmente desaparece dentro de alguns dias. Os sintomas típicos incluem dor, sensibilidade e rigidez muscular, que podem variar de leve a intensa, dependendo do indivíduo e do tipo de exercício realizado.

Foto: Divulgação/DemóstenesAtividade física
Atividade física

Embora a DMIT seja geralmente inofensiva, existem casos em que a dor muscular pode indicar problemas mais sérios, como lesões musculares graves. É importante estar atento a sintomas como dor extrema, inchaço, fraqueza muscular significativa ou dor que não melhora após alguns dias, pois isso pode requerer avaliação médica.

Para ajudar a aliviar a dor muscular, recomenda-se descansar, aplicar compressas frias ou quentes, massagear suavemente a área afetada. Além disso, é importante manter-se hidratado, pois a desidratação pode aumentar a dor muscular.

Em resumo, a dor muscular após o exercício é considerada normal e geralmente desaparece dentro de alguns dias. No entanto, é importante estar ciente dos limites do seu corpo e procurar orientação de um profissional de Educação Física se tiver dúvidas ou preocupações sobre a dor muscular que está experimentando.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.