Fechar
GP1

Obesidade aumenta o risco de ter câncer; explico

A obesidade está relacionada a um estado inflamatório crônico no corpo, além de alterações nos hormônios.

A obesidade é considerada um fator de risco significativo para o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Estudos científicos têm demonstrado uma ligação entre o excesso de peso e cânceres como os de mama, cólon, reto, útero, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins e esôfago, entre outros.

A obesidade está relacionada a um estado inflamatório crônico no corpo, além de alterações nos níveis de hormônios como insulina e estrogênio, que podem contribuir para o desenvolvimento dessas doenças.

Foto: Divulgação/DemóstenesO EXERCITHE é um evento de combate à obesidade
O EXERCITHE é um evento de combate à obesidade

O excesso de peso tornou-se uma questão de saúde pública. O mundo chegou a marca de 1 bilhão de pessoas vivendo com obesidade em 2022, segundo um estudo publicado na revista The Lancet, considerada a principal do meio médico. Isso é preocupante porque o risco de aumenta proporcionalmente. 

Manter um peso saudável por meio de uma dieta equilibrada e prática regular de atividade física pode ajudar a reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer. Além disso, é importante manter hábitos de vida saudáveis, como evitar o tabagismo e consumir álcool com moderação, para reduzir ainda mais esse risco.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.