Fechar
GP1

Caminhar é bom, mas não é o suficiente

Para se ter uma saúde completa, é fundamental, e principalmente, ter músculos fortes.

Muita gente acredita que caminhar todos os dias é o suficiente para garantir uma boa saúde. Sem dúvida, a caminhada é uma excelente atividade física, principalmente para quem está começando. Ela melhora a circulação, ajuda no controle do peso, reduz o estresse e faz bem ao coração. Mas a verdade é que, sozinha, a caminhada não dá conta de tudo.

Para se ter uma saúde completa, é fundamental — e principalmente — ter músculos fortes. E isso só é possível com o trabalho de fortalecimento muscular, como a musculação. Ter músculos fortes é o que mantém nossas articulações protegidas, melhora a postura, reduz dores, evita lesões e, mais importante ainda, é o que garante nossa autonomia para as atividades do dia a dia, especialmente com o passar dos anos.

Foto: Acervo PessoalDemóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

A perda de massa muscular começa naturalmente a partir dos 30 anos e se acelera com o envelhecimento. Se nada for feito, a pessoa perde força, equilíbrio, agilidade e aumenta muito o risco de quedas e fraturas. A musculação é o exercício mais indicado para frear esse processo e, inclusive, revertê-lo.

Portanto, se você já tem o hábito de caminhar, ótimo, continue! Mas saiba que está na hora de dar um passo a mais: inclua a musculação na sua rotina. Seus músculos, seus ossos e sua saúde como um todo vão agradecer.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->