Fechar
Colunista Demóstenes Ribeiro
Educador físico. Sua coluna aborda temas voltados à saúde muscular.
GP1

O sol nunca foi o verdadeiro vilão: entenda

A luz do sol é indispensável para a vida e exerce um papel fundamental na nossa saúde.

Durante décadas, fomos ensinados a ter medo do sol. É claro que a exposição exagerada, principalmente a ponto de causar queimaduras, faz mal e aumenta o risco de câncer de pele. Mas transformar o sol em um inimigo absoluto é uma visão incompleta. 

A luz do sol é indispensável para a vida e exerce um papel fundamental na nossa saúde. Ela participa da produção de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e dos músculos, ajuda a regular o relógio biológico, melhora a qualidade do sono, favorece a produção de serotonina — neurotransmissor ligado ao bem-estar — e contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico. 

Foto: Demóstenes RibeiroDemóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

Talvez a pergunta que devêssemos fazer seja: quem se beneficia quando as pessoas passam a acreditar que qualquer contato com o sol é perigoso? Existe um enorme mercado em torno da proteção solar e de produtos relacionados aos cuidados com a pele. Isso, por si só, não significa que as recomendações médicas estejam erradas, mas reforça a importância de analisar o tema com equilíbrio e senso crítico. 

A ciência mostra que tanto a falta quanto o excesso de exposição ao sol podem trazer prejuízos. O risco maior está na exposição intensa e repetida, especialmente quando provoca queimaduras. Por outro lado, evitar completamente a luz solar também pode ser prejudicial. 

O caminho mais inteligente não é viver com medo do sol, nem ignorar seus riscos. É aprender a se expor de forma moderada, respeitando os horários de maior intensidade e adotando medidas de proteção quando necessário. 

O sol não é o inimigo. O excesso é. E decisões sobre saúde devem ser guiadas por evidências e equilíbrio, não pelo medo. 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.