Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Entrevista de Wellington Dias a jornal é um "tiro" na direção do governador Wilson Martins


Imagem: Geísa Chaves/GP1Senador Wellington Dias(Imagem:Geísa Chaves/GP1)Senador Wellington Dias
O senador Wellington Dias deve ter calculado muito bem a leitura que o governador Wilson Martins faria da entrevista concedida ao jornal Meio Norte, publicada neste último domingo (5) em que faz uma exortação ao PMDB para que coloque, assim como ele tem colocado, a preservação da aliança que elegeu Dilma Rousseff acima de qualquer outro objetivo. Expõe o seu desejo de que o partido de José Filho Moraes Souza faça qualquer sacrifício assim como ele está disposto a fazer para que o PT e o histórico aliado não se divorciem.

O chamamento é para o PMDB, mas o disparo principal é na direção do Palácio de Karnak. Com essas declarações, sabidamente Wellington quer criar um clima de desconfiança entre Wilson Martins e o PMDB. Quando diz que qualquer sacrifício deve ser feito pela preservação da aliança PT/PMDB, levanta, embora levemente, uma longínqua, mas não impossível, possibilidade de abrir mão da própria candidatura de governador em favor do partido de Marcelo Castro.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wilson Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wilson Martins
Wellington Dias, na realidade, executa uma manobra de político profissional, estimulando a permanência de Wilson até o final do mandato porque sabe que nessas condições é mais fácil atrair o apoio do PMDB. O "fico" de Wilson seria uma frustração para o partido de Themístocles Filho e criaria as condições psicológicas para a corrida rumo a sua candidatura.

O Senador petista sabe que alem de disseminar essa desconfiança precisa oferecer algo mais para o partido de Kleber Eulálio. Por isto, na entrevista, abriu uma pequena janela da qual a noiva cobiçada pode vislumbrar a possibilidade de ditar as regras do casamento.
Imagem: Valdomiro GomesZé Filho(Imagem:Valdomiro Gomes)Zé Filho
Wilson, por seu lado, já deve ter percebido que esse é o objetivo do homem que sucedeu no Governo do Piauí. É muito provável que reaja a altura dentro das próximas horas, arrancando das lideranças mais fortes do PMDB compromissos públicos com o seu projeto e, obviamente, críticas às pretensões de Wellington, que seus aliados mais próximos já chamam de "ambição desmedida".

Esse pode ser o tiro de volta de Wilson Martins. O governador sabe que o meio mais eficaz de abafar qualquer foco de desconfiança eventualmente causado pela entrevista do senador, é o posicionamento público do PMDB, um compromisso incondicional com a sua liderança e orientação.
Imagem: Germana Chaves / GP1Deputado Marcelo Castro(Imagem:Germana Chaves / GP1)Deputado Marcelo Castro
Agora é esperar para ver se o PMDB se empolga com a janela aberta pelo senador petista ou se usa o trator para derrubar a estrutura de onde ela surgiu.
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito de Picos, Kléber Eulálio(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito de Picos, Kléber Eulálio
Imagem: Germana Chaves/GP1Themístocles Filho(Imagem:Germana Chaves/GP1)Themístocles Filho

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.