Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Vereadora Teresa Britto será secretária de Firmino Filho em janeiro


Presidente do Partido Verde no Piauí, que apoiou a candidatura derrotada de Zé Filho, a vereadora Teresa Britto vai participar, como secretária, da gestão do prefeito Firmino Filho a partir de janeiro próximo, num acordo político que a retira da oposição municipal e a coloca em destaque na situação. O PV deve apoiar também a administração de Wellington Dias.
Imagem: DivulgaçãoTeresa Britto quer exames oftalmológicos em crianças da rede pública(Imagem:Divulgação)Teresa Britto
Teresa Britto fazia oposição a Firmino Filho. Na última eleição levou o PV para a candidatura de Zé Filho e se candidatou a deputada estadual, obtendo uma grande votação, quase o dobro do deputado eleito menos votado, Dr. Hélio, do PTC. A coligação de Teresa, puxada pelo seu PV na área de deputado estadual, não conseguiu fazer a legenda necessária, o número mínimo que um agrupamento politico precisa entre todos os seus candidatos para ter direito a uma cadeira.

A vereadora Teresa Britto confidenciou para seus correligionários mais próximos, que o partido não ficará necessariamente com a secretaria do Meio Ambiente, como todos pensam sempre que alguém da agremiação é chamado para uma função pública. O PV deve ocupar uma pasta maior.

EXCLUSIVAS

Quem assume

Dirigente de uma espécie de ONG que dá assistência a crianças de Teresina, principalmente da periferia, Miranda Neto, primeiro suplente deve assumir a vaga de Teresa Britto na Câmara Municipal.

Articulada

Teresa Britto é uma vereadora articulada e muito bem votada em todos os pleitos que disputou. Agora mesmo só não se elegeu deputada estadual por que seu partido deixou de se coligar com o PTC de Evaldo Gomes.

Projeto

No projeto de reeleição de Firmino Filho, a vereadora Teresa Brito será uma peça importante da engrenagem que Firmino está montando.

Sem oposição
Imagem: Brunno Suênio/GP1Firmino Filho(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Firmino Filho
Daqui para frente o prefeito Firmino Filho praticamente não terá oposição na Câmara Municipal. A eleição unânime de Luiz Lobão para a Presidência da Câmara é só um indicativo.

Ampla aliança

Aliado agora do governador Wellington Dias, Firmino Filho deve ter por parte do PT da Câmara uma espécie de "oposição responsável". É um grande passo para a concretização de seus planos.

Talvez o PTB
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que tem na Câmara de Vereadores aguerridos como Paulo Roberto da Iluminação, Graça Amorim, talvez endureça um pouco com a administração municipal, mas até isso vai depender da capacidade de articulação de Firmino junto aos dirigentes maiores do partido.

Recolhido
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Silvio Mendes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Silvio Mendes
O ex-prefeito Sílvio Mendes, derrotado como candidato a vice na chapa de Zé Filho, está recolhido em meio às articulações feitas por Firmino Filho que consolidaram o acordo com o governador Wellington Dias.

É contra
Amigos de Sílvio Mendes garantem que ele é "totalmente contra" as articulações de Firmino com Wellington Dias e comenta que os movimentos não envolvem o PSDB enquanto partido.

Outra esfera
Imagem: DivulgaçãoMarden Menezes(Imagem:Divulgação)Marden Menezes
Presidente do PSDB estadual, o deputado reeleito Marden Meneses garante que em nenhum momento a aproximação com o Governo futuro foi tratada na esfera do partido.

Na oposição
Marden garante que ficará na oposição ao futuro Governo e filiado ao PSDB, mesmo que aconteça a natural saída do prefeito de Teresina do PSDB.

Reversão
Políticos do PSDB mais afinados com Firmino acreditam que a posição de Marden Meneses pode ser revertida a partir de um convite para que assuma uma secretaria no município.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.