Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Corregedoria do Tribunal de Justiça investiga esquema "gigantesco" de grilagem de terras


Despachados pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, agentes do órgão estão em Ribeiro Gonçalves, no sul do Estado, investigando uma série de denúncias de grilagem de terras com a participação de cartório do município. A equipe se desloca dentro das próximas horas para Uruçuí, onde também funcionários do cartório local são suspeitos de participação no mesmo esquema.

A informação foi dada por um juiz a este repórter comentando que a "coisa está muito feia nesses dois municípios". Os últimos levantamentos demonstram que o "esquema é gigantesco" e envolve pelo menos duas dezenas de pessoas com suporte até em órgãos públicos. A Polícia Federal esteve no Interpi no ano passado e recolheu um pacote de documentos que podem redundar numa das maiores operações policiais já registradas no país.

EXCLUSIVAS

Nervos acabados
Estão em frangalhos os nervos de pelo menos duas dezenas de "criminosos de colarinho branco" que patrocinaram ao longo dos últimos anos um gigantesco esquema de grilagem de terras no Piauí.

Envolvimento

O esquema, segundo as investigações em curso, envolve pessoas de vários setores da atividade profissional e público, principalmente da área em que se lida com documentação.

Medo da cadeia
Os nervos dos criminosos estão em frangalhos porque temem uma grande operação envolvendo autoridades nacionais e locais que certamente os colocará na cadeia.

"Dossiê"
Um dossiê que impressiona pela farta documentação e pelos detalhes das operações fraudulentas, foi encaminhado a órgão federal em Brasília há alguns meses e foi cuidadosamente analisado.

Providências
Consta que depois de analisado por autoridades e técnicos federais, o "dossiê" foi considerado de "alta qualidade" e proporcionou as condições para que uma operação de combate fosse planejada, com data desconhecida para seu inicio.

Saque no Paraguai
O esquema envolve operadores e especialistas em retirada de dinheiro do país. Um saque realizado no Paraguai chegou a Teresina e posteriormente a uma cidade do Sul do Estado para pagamento de terras.

Atentado

Um atentado a um empresário em Teresina foi debitado na conta da quadrilha da grilagem, segundo investigador que participou de levantamento.

"Arrastão" previsto
Advogado que conhece bem como funciona o esquema disse à coluna que muitos de seus colegas e alguns juízes não têm dúvidas de que a qualquer momento "haverá um arrastão policial para prender os envolvidos".

Lavagem
O esquema, segundo fonte do judiciário, "lavou" um montante de dinheiro impressionante utilizando "laranjas" cuja maioria foi identificada e tem seus nomes em relatórios.

Bastidores
Os bastidores da última eleição podem ser narrados sem cortes em livro que está sendo articulado a quatro mãos.

Grandes livres
Conhecido operador do direito brasileiro declarou recentemente que o sistema carcerário é "a universidade do crime". Isso todo mundo sabe, faltou revelar onde se formam os grandes criminosos, aqueles que fazem loby, que compram decisões judiciais, que sangram os cofres públicos. Certamente não é nos presídios.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.