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Uma ferramenta muito usada para verificação de dados de acesso de sites é o Alexa.Sempre questionei a veracidade das informações e nunca confiei na ferramenta, mas essa desconfiança sempre foi baseado em uma questão de lógica e feeling, nunca havia medido.Medir a acuracidade do relatório do Alexa é complicado, uma vez que todos os dados são relativos ao total e não absolutos, já os relatórios de estatísticas que usamos são sempre absolutos.Mas o BrPoint possui vários subdomínios e uma das informações informadas pelo relatório do Alexa sobre o BrPoint é o percentual de usuários que acessa cada subdomínio.Resolvi comparar esta informação com o meu relatório do Google Analytics, que é minha principal ferramenta para analise de estatísticas.Abaixo, vocês podem ver o comparativo, que mostra como a diferença é muito alta: A coluna Analytics representa o percentual de tráfego, segundo o mesmo e a coluna Alexa a mesma informação obtida através de seus relatórios.Inclusive o Alexa atribui um volume alto de tráfego para subdomínios que possuem zero de acessos, que não são nem utilizados.Outros estudos, utilizando o volume de visitas de algum site que as publique e fazendo uma comparação com seus próprios dados, rapidamente, confirmará que os valores não batem.Acessando a página sobre os relatórios de visitação, mostra que o próprio Alexa confirma várias limitações que podem levar a relatórios equivocados.Mas esses erros não fazem da ferramenta inútil, se encararmos a ferramenta como uma pesquisa de opinião, informações muito valiosas podem ser extraídas.A informação mais valiosa dos relatórios do Alexa são as informações de tendências, onde você pode notar, nitidamente quando um site está evoluindo em visitação e quando está regredindo.Quando for fazer sua próxima pesquisa por sites de alto tráfego para anunciar ou usar como parte de suas estratégia de SEO, lembre-se de olhar outras fontes de informação, antes de fechar qualquer negócio.FONTE: BrPoint.net

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

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