Fechar
Blog Opinião
GP1

Essa fanfarra em torno dos mutirões carcerários que estão sendo realizados pelo Tribunal de Justiça é tudo por causa das eleições. Como se aproxima as eleições o Secretário de Segurança, Robert Rios, que antes de tudo é um grande fanfarrão, fica tecendo críticas ao trabalho do Poder Judiciário, ocupando todos os meios de comunicação alegando que a soltura dos presos (que estavam de forma ilegal nas penitenciárias) está promovendo o aumento da criminalidade em Teresina.Desculpas, mas tenho que sorrir: rsrsrsrsrsrs...

Quando o Secretário de Segurança faz essa afirmativa está apenas querendo apresentar mais uma vez o seu nome na mídia como o salvador do Piauí?. Assim se apresentou quando prendeu o assassino Correia Lima. Fez uma fanfarra monstruosa incutindo na cabeça do povo piauiense que estavam resolvidos os problemas da criminalidade do Piauí.

Na eleição seguinte também fanfarreou na mídia com o seu projeto Boa noite Teresina, onde obrigou os danos de bares, restaurantes, boites, treiles, pizzarias, etc., a fecharem seus estabelecimentos às 2 horas da madrugada(...) Novamente fez uma fanfarra monstruosa incutindo na cabeça do povo piauiense que com essa medida resolveria os problemas da criminalidade do Piauí. Tenho que sorrir novamente: rsrsrsrsrsrsrs...

Agora novamente está fanfarreando em torno dos mutirões carcerários que estão sendo realizados pelo Tribunal de Justiça e fica ocupando a mídia, promovendo estúpidos debates, até com o presidente do TJ, Raimundo Nonato da Costa Alencar, que não deveria nem dar ouvido a essas discussões sem fundamento.

Na verdade não há o debate sério sobre o aumento da criminalidade principalmente em Teresina. A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessário também afirmar que a dimensão e a continuidade da existência destes fatores revelam o quadro estrutural da violência na Capital do Piauí. Este contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores importantes para convivência em sociedade.

Nunca vi o Secretário de Segurança do Piauí fanfarrear sobre várias denuncias de crime de corrupção (roubo do dinheiro público) no governo do PT, do qual faz parte e declara seu apoio incondicional. Na verdade há um grande sentimento de impunidade no Piauí.O fim da impunidade certamente teria efeitos mais significativos na redução da criminalidade.

Infelizmente os sistemas prisional e sócio-educativo do Piauí ( e do Brasil) não estão preparados para exercer o mister de recuperação dos internos. Algumas medidas preventivas devem ser adotadas, como por exemplo, um policiamento bem preparado em todos os sentidos e um sistema de justiça ágil.

É preciso que a população entenda que esses tipos de debate caracterizam apenas a política dos fanfarrões, que utilizam a miséria do povo para a promoção pessoal.

*Antônio de Deus Neto, advogado e Jornalista

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.