Fechar
Blog Opinião
GP1
*Deusval Lacerda de Moraes

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes(Imagem:Divulgação)Deusval Lacerda de Moraes
Há vitória retumbante e há vitória de pirro. A que vamos retratar podemos chamar de vitória consagradora, acachapante, em razão das adversidades em que triunfou, sobretudo a comandante-em-chefe Janaína Pinto Aguiar Marques, política hábil, estrategista, confiante, denodada, determinada no comando da sua gente, ou seja, da liderança política da cidade de Luzilândia. Mas não foi uma vitória fácil, como até pode parecer diante da maioria de 2.326 votos dos 13.326 votos válidos, na verdade foi uma batalha renhida, de entrechoques, mas que foi fragorosamente definida em favor de quem utilizou as melhores táticas de uma campanha eleitoral, no caso a Coligação “Continuando com a Força do Povo”.

O mundo político piauiense sabe das dificuldades que enfrentam hoje uma eleição no município de Luzilândia por se tratar de uma disputa familiar em que se envolvem a ex-prefeita Janaína Marques e o deputado estadual Ismar Marques, seu tio. A disputa esquentou ainda mais em razão do deputado Ismar que no passado exercia com certa tranqüilidade o comando político-administrativo do município e que agora passou a ser exercido sistematicamente por Janaína, mas ambos se apresentam nos pleitos eleitorais de forma antagônica, o que tem acirrado radicalmente as intrigas familiares como também tem gerado animosidade entre os seus eleitores.

Sobre a eleição complementar do dia 24 de julho último foram apresentados os candidatos, pelo lado da Janaína, Alberto Jorge Carvalho Garcia (PTB), a prefeito, e a vereadora Maria de Nazaré Azevedo (PTB), a vice-prefeita, denominada Coligação “Continuando com a Força do Povo”, e pelo lado do deputado Ismar, o seu filho (PSB), a prefeito, e Cacá (PMDB), a vice-prefeito, denominada maliciosamente Coligação “Unidos para Reconstruir”.

Destaca-se que o deputado Ismar, por ser prócer do PSB, partido do governador Wilson Martins e seu grande amigo (foi três vezes a Luzilândia em um mês da campanha), decidiu ganhar de uma vez por todas o pleito eleitoral de Luzilândia. E para isso não mediu esforços e lançou o seu filho como titular da chapa. Conseguiu o apoio de seis vereadores dos nove da cidade. O prefeito petebista interino mudou para apoiar o deputado Ismar. Assim como numa trama conspiratória todos os partidos políticos tradicionais do Piauí apoiaram a coligação adversária, como o PSB, PMDB, PSDB, PT, DEM, e até o novo PSD, o que fez Janaína lançar chapa pura. Pois lá desfilaram no palanque do filho do deputado, além do governador Wilson Martins, os ex-governadores Wellington Dias, Mão Santa, Freitas Neto e Hugo Napoleão. Sem se falar do prefeito Neto Carvalho da cidade maranhense de Magalhães de Almeida, cunhado do deputado Ismar, e do ex-prefeito interino de Esperantina, Jânio Aguiar, seu primo, que na eleição passaram a morar em Luzilândia.

Assim, em razão da chapa petebista ter recebido apoio somente do senador João Vicente (PTB) criou-se a falsa impressão de que os seus adversários eram imbatíveis e por isso cometeram excessos, como a agressão ao médico Alderico Gomes, esposo de Janaína, pela força governista que tinham. Mas o pleito eleitoral transcorreu normalmente pelo pulso forte na aplicação da lei do juiz João Batista Silva Rios, da 27ª Zona Eleitoral, e do trabalho eficiente da Polícia Federal. Lembre-se que o prefeito Alberto Carvalho tem relação estreita com Janaína, pois foi na sua gestão secretário de educação e de transportes e foi presidente da Câmara Municipal. Janaína revelou-se nesta eleição a maior liderança da Região Norte do Piauí, e por seu nome significar Iemanjá, rainha do mar, foi coroada também rainha de Luzilândia e está credenciada para ser doravante rainha da Assembléia Legislativa Piauí. E como as mulheres que têm galgado espaço de liderança na sociedade atual, Janaína é mais uma guerreira que consolidou o seu nome na política piauiense por seu arrojo pessoal e por honrar a confiança do seu povo.

*Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.