Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDeusval Lacerda(Imagem:Reprodução)Deusval Lacerda
No artigo anterior intitulado “Balanço das eleições do Piauí” ficou demonstrado que individualmente o PSB, agremiação governista, e o PTB, partido que tem como dirigente estadual o senador João Vicente Claudino, foram os partidos políticos com maior votação nas eleições majoritárias e proporcionais dos 224 municípios piauienses - englobando o primeiro turno das eleições de Teresina – no último pleito eleitoral de 7 de outubro.

Conforme informou o artigo, o PSB obteve 372.251 votos dos seus 115 candidatos a prefeito e que foram eleitos 53 prefeitos, e o PTB obteve 364.201 votos dos seus 85 candidatos a prefeito e que foram eleitos 41 prefeitos (no artigo anterior foi dito 42 prefeitos petebistas eleitos, mas por erro da própria informação do TSE), sendo a diferença de 8.050 votos para o PSB. Já nas eleições legislativas dos municípios piauienses, o PSB e o PTB lideraram com 331 e 310 vereadores, respectivamente, sendo a diferença de 21 vereadores também para os socialistas.

Entretanto, cabe ressaltar que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) foi fundado e tem sua direção no Piauí sob orientação política do senador João Vicente Claudino e que exatamente por isso trata-se de partido político umbilicalmente vinculado ao PTB piauiense e, portanto, entidade partidária visceralmente associada a toda e qualquer arregimentação política da responsabilidade e articulação do senador petebista.

Assim dito, informa-se que nestas eleições municipais o PRTB obteve 10.126 votos para prefeito e elegeu 27 vereadores. Somando-se as votações obtidas nas eleições majoritárias do PTB+PRTB (364.201+10.126) totalizaram 374.327 votos, que ao diminuir os 372.251 votos do PSB a diferença é de 2.076 votos a favor do PTB/PRTB. O PTB/PRTB também fica na dianteira das eleições legislativas municipais quando somando os 310 vereadores do PTB com os 27 do PRTB totalizam 337 vereadores, que diminuindo os 331 vereadores pertencentes ao PSB ficam 6 vereadores favoráveis aos trabalhistas.

Diante disso, não há como negar-se que a união PTB/PRTB vem do mesmo ventre político piauiense e que representa a maior força eleitoral estadual nas eleições municipais de 2012, tanto na quantidade de votos recebidos pelos candidatos a prefeito como na maior bancada de vereadores em todo o Estado. Sabendo-se que as eleições municipais funcionam como anteparo para eventuais coligações visando o triunfo nas eleições estaduais de 2014, é iniludível que o senador João Vicente Claudino está com respeitável margem eleitoral, ou seja, que qualquer aliança eleitoral vitoriosa passará naturalmente pelo seu beneplácito.

Por fim, há de lembrar-se que não é muito racional duvidar-se das evidências, pois é salutar que se observe os fatos e que se aja com lucidez sobre eles, além de ser mais inteligente que se respeite a realidade das coisas. Com votação partidária fragmentária, como se viu nestas eleições municipais, não há mais vaga para caciquismo, ao contrário, sairá vitorioso nas eleições estaduais de 2014, primeiramente, quem tiver habilidade para aglutinar o máximo possível das forças partidárias, e não pela tradição das siglas partidárias, mas pela representatividade que elas obtiveram nas eleições municipais de 2012. E o PTB/RTB será de grande valia em qualquer articulação vitoriosa, porque a pole position do somatório dos resultados eleitorais de ambos se deu exatamente em razão de sempre acreditar que através do trabalho e da valorização dos trabalhadores construirão uma sociedade justa, mais digna e mais feliz.

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito


Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.