Fechar
Blog Opinião
GP1
Por Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDeusval Lacerda(Imagem:Reprodução)Deusval Lacerda
Com desempenho plausível à frente da bancada piauiense no Congresso Nacional, por agir com presteza nas ações em defesa dos interesses supremos do Piauí, o senador João Vicente Claudino (PTB), ao concluir a sua coordenação do exercício de 2012, e por livre manifestação dos seus pares legisladores, foi reconduzido unanimemente para dar continuidade no próximo exercício às atividades parlamentares conjuntas piauienses no Congresso Nacional.

Na coordenação do senador João Vicente, a maior conquista para os parlamentares piauienses foi viabilizar a duplicação da BR-343, na saída sul de Teresina em direção à cidade de Demerval Lobão, que serão destinados cerca de R$ 100 milhões. Era uma proposta de emenda parlamentar que preocupava a bancada, pois mesmo aprovada pela Comissão Mista do Orçamento (CMO) foi obrigado demonstrar na própria CMO a extrema importância da obra para o Piauí.

Outras quatro emendas da bancada do Piauí foram parcialmente aprovadas pelo Congresso Nacional e que destinam recursos para a construção da Barragem dos Milagres, em Santa Cruz dos Milagres, e da Barragem de Castelo do Piauí; a obra de 36 km de trecho rodoviário na BR-222, entre a divisa do Ceará/Piauí e a divisa do Piauí/Maranhão; e, por último, a construção de 10 km de trecho rodoviário na BR-330 entre a divisa do Maranhão/Piauí, na saída da cidade de Tasso Fragoso (MA), até o entroncamento da BR-135/PI-235, na cidade de Bom Jesus (PI).

A bancada piauiense teve a iniciativa de reunir-se com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba; a discussão da Mata Atlântica do Piauí; o parecer do Ministério sobre as Hidrelétricas; o Plano Arqueológico do IPHAN para a cidade de São Raimundo Nonato; e o Programa Água Para Todos.

A bancada também esteve em audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, com o objetivo de sensibilizar o ministro para intermediar junto à presidente Dilma Rousseff a aprovação de emendas parlamentares destinadas à saúde do Piauí. Também esteve com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, para firmar compromisso de tomar novas medidas para amenizar a estiagem no Estado.

Igualmente a bancada foi recebida pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, para tratar da distribuição de alimentos nas áreas afetadas com a maior seca dos últimos anos no Piauí. Ainda ocorreu a discussão na bancada referente às metas e prioridades do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) com vistas à construção de adutoras em mais de 40 municípios piauienses que beneficiarão mais de 600 mil habitantes.

Estas foram, entre tantas outras, as principais atuações da bancada piauiense sob a coordenação do senador João Vicente em 2012. Imbuído do compromisso de defender os legítimos interesses do Estado do Piauí, o senador petebista cumpriu com a sua nobre missão de coordenar a bancada parlamentar piauiense no Congresso Nacional no exercício que ora finda e, cônscio das maiores responsabilidades, foi reconduzido pelos seus colegas e assim dedicar-se-á ainda mais para corresponder com a nova missão para honrar outra vez a confiança da sociedade piauiense na coordenação conjunta das atividades parlamentares em Brasília no exercício de 2013.

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.