Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: Divulgação/GP1Clique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes (Imagem:Divulgação/GP1)Deusval Lacerda de Moraes
Abordaremos os 100 dias da administração Firmino Filho (PSDB) na Prefeitura Municipal de Teresina. O leitor não ignore a grafia do título acima com o emprego da preposição SEM no lugar do numeral cardinal CEM, não por engano deste articulista, mas em razão da ausência mesmo, da falta de administração pública neste período em que os tucanos estão à frente da PMT. Verificando os setores da atividade municipal, não se sobressai uma única ação administrativa que se possa considerar que realmente a nossa Capital acertou em eleger o atual prefeito que na campanha eleitoral desfiou um rosário de propostas que dizia avançadas para Teresina.

Pelo contrário, Teresina saiu das mãos de quem producentemente se encontrava para ser colocada nas mãos de quem até o momento estacionou por ainda não ter feito nada em favor da nossa Cidade Verde. Com o intuito de criar factoide favorável à sua eleição, Firmino dizia que o então prefeito Elmano Férrer (PTB) havia quebrado a PMT e que por isso não pagaria o décimo terceiro salário nem o mês de dezembro de 2012, pois o petebista não somente honrou a folha de pagamento, como o fez adiantado. Firmino meteu a viola no saco e nunca mais tratou do assunto.

Observando objetivamente o que dizia o candidato Firmino na campanha eleitoral, até agora ele não demonstrou nenhum indício que vai realmente fazer o que prometeu. Dizia que o Elmano era lento para resolver certos problemas emergenciais de Teresina, mas os mesmos problemas não são nem objeto de lembrança da sua gestão. Para refrescar a memória, o Elmano dizia que as greves na sua administração eram políticas, Firmino dizia que não, era falta de boa vontade do alcaide, agora ele está dizendo que as greves dos funcionários que pipocam na sua gestão são também políticas.

E por falar em greve, os servidores municipais de Teresina, por meio do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm), acusa o prefeito Firmino de não negociar com os radiologistas e auxiliares administrativos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que estão parados há 45 dias, o que tem afetado mais de 80% dos serviços do hospital. Segundo o sindicato, a prefeitura está descumprindo decisões judiciais e a legislação vigente, pois deveria ter concedido um reajuste linear para todos os 21 mil servidores acima da inflação já no mês de março. Os servidores também querem a garantia da devolução do dinheiro que teria sido descontado ilegalmente dos contracheques dos servidores (GP1, Bárbara Rodrigues, 4/4/2013).

A matéria ainda diz que o prefeito Firmino desautorizou o secretário de governo Luciano Nunes a negociar com os servidores, o que levou o presidente do sindicato dos servidores Sinésio Soares a afirmar: “Firmino está tentando implantar uma ditadura em Teresina”. A propósito, o site do Sindserm divulgou caricatura com a arte de Joaquim Monteiro que sobre a cabeça do prefeito, com o rosto sombrio e bigodinho a la Führer, está a suástica ou cruz gamada com o pouso da águia de assas abertas e bico afiado adotada na bandeira do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães de Adolf Hitler.

Firmino também apregoava que ao assumir a prefeitura o seu primeiro ato seria realizar a licitação das linhas de ônibus, e até agora nem trata da questão. Mas o pior era dizer que o Elmano criava cargos para agasalhar os políticos que gravitavam a seu redor e que ao ser eleito enxugaria a máquina administrativa. Mas não foi o que se viu, enviou em regime de urgência para a Câmara Municipal aprovar Reforma Administrativa que criou novos órgãos, novos cargos comissionados e autorizações de créditos especiais que só piorou a qualidade da gestão municipal.

A saúde do município ninguém sabe quem a dirige, por ter se desdobrada em três órgãos. Ninguém sabe também quem é o secretário de educação de Teresina. A cidade está esburacada. Os sinais de trânsito, aqui e acolá alguns semáforos entram em pane. As obras que por motivo do término do mandato o Elmano deixou para o Firmino concluir estão quase paralisadas, talvez para culpar o ex-prefeito pelos efeitos das inconclusões, que só prejudicam a Capital. Sempre foi uma marca dos tucanos ter os servidores ao seu lado, desde os bons tempos do Wall Ferraz, mas desta vez tinham receio do Firmino voltar a Prefeitura. As Lagoas do Norte não podem ficar ao léu, só porque foi obra meritória do Elmano, pois tem que ter órgão para zelá-las. Em suma: Governar é desarmar os espíritos e cuidar bem de todos governados, com trabalho, espírito público e sem vaidade.

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.