Fechar
Blog Opinião
GP1
*João Vicente Claudino

Teresina completa 161 anos de histórias, lutas e fé indômita do seu povo em construir uma cidade de muitos encantos. Antes uma área de floresta densa entre os rios Parnaíba e Poti que, depois de emancipada em 1852, da confluência denominada “encontro das águas” no Poti Velho se transformou numa metrópole de quase um milhão de habitantes residentes, mas também de milhares de pessoas de várias regiões do Meio Norte do Brasil que aqui transitam diariamente, que cresce progressivamente demonstrando que o desenvolvimento econômico-social aliada a um traçado urbano planejado proporcionou uma cidade bela e acolhedora.
Desde a sua fundação pelo então presidente da província do Piauí, José Antônio Saraiva, tem sido uma luta sem tréguas. Mas para Teresina se preparar para o futuro foi preciso enfrentar enormes desafios. E como senador do Piauí, tenho envidado todos os esforços no governo da União defendendo projetos estruturantes para a nossa Cidade Verde, como a duplicação da ponte Wall Ferraz; rebaixamento dos cruzamentos da Av. Higino Cunha com Barão de Castelo Branco (próximo à maternidade Evangelina Rosa); construção das galerias da Zona Leste; urbanização do Alto da Ressurreição (Zona Sudeste); construção de cinco viadutos sobre os trilhos próximos à Av. Miguel Rosa (Zona Norte) com a BR- 316 (Tabuleta); duplicação da BR-316 e da BR-343 (entrada de Teresina); urbanização do Parque da Juventude e edificação da Ponte interligando a Av. Gil Martins com a grande região do Dirceu.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João Vicente Claudino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João Vicente Claudino

Recentemente governou Teresina o prefeito petebista Elmano Férrer que enfrentou muitos problemas cruciais que atualmente permeiam todos os grandes centros urbanos do Brasil, mas esta luta precisa ser continuada sem sectarismo político, mas com a união de esforças de todos os representantes piauienses no Congresso Nacional para Teresina percorrer, sobranceira, o longo caminhar deste século XXI. Como coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional em 2012, propugnei por essa via e tenho certeza que a coesão das forças políticas do Piauí será o caminho mais edificante para superar as demandas na nossa Capital.
Surgida de um ideal, quando era apenas uma colônia de pescadores no Poti Velho, Teresina hoje é uma cidade com uma estrutura econômica consolidada nos setores de serviços, comércio e empreendedorismo industrial. É também centro irradiador das atividades comercial e de serviços para boa parte do coirmão estado do Maranhão. Tem atualmente um setor imobiliário forte e crescente e presta serviços de excelência na área da saúde que se estende a vários estados nordestinos, inclusive o estado do Pará. Tem igualmente um setor educacional respeitado, além de uma rede de restaurantes e hotelaria que não deixa a desejar a nenhuma outra Capital. Teresina é, na verdade, uma metrópole que orgulha todos os seus moradores.

Mas com o olhar no futuro, quero dizer que estarei sempre à disposição desta cidade encantadora e que, com a integridade ética e moral peculiar à exigência da sua sociedade, dedicar-me-ei ainda mais às suas nobres causas, principalmente no campo da mobilidade urbana, por estar precisando de muitos viadutos para eliminar pontos de estrangulamento no trânsito, precisa alargar pontes e resolver problema de drenagem, bem como dispor de sistema de coleta de lixo e ampliar o atendimento do esgotamento sanitário. Precisa também alavancar o setor da economia na geração de emprego e renda e ser vital o seu reordenamento urbano para debelar os grandes entraves peculiares às realidades das metrópoles destes novos tempos. Parabéns, Teresina!

*João Vicente Claudino,  Senador do Piauí (PTB)




*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.