Fechar
Blog Opinião
GP1
Por Josenildo Melo*

Imagem: GP1Josenildo Melo(Imagem:GP1)Josenildo Melo
Os monges católicos dependendo da ordem religiosa acordam muito cedo; alguns as 02h45min, outros medianos às 03h30min e os considerados modernos às 04h45min. Quem já trocou umas férias de balada por um período de oração e reflexão entende os pontos positivos de acordar muito cedo. Mas não é pra todos; já acompanhamos um bom grupo e de repente depois de alguns dias os primeiros começam a voltarem pra casa. Depois do 25º dia geralmente somente sobram os fortificados na Fé. É silêncio que qualquer ser humano contemporâneo não aguenta. Só os melhores!

Acordar as 02h45min e fazer a primeira oração em uma capela ao entoar de cantos gregorianos é impagável. As vozes dos monges parecem divinas; é a primeira oração do dia. Depois de uma hora e quinze minutos tem uma boa pausa. E o café material? Que nada meu amigo...a disciplina militar ocidental adveio dos monges. Primeiro o alimento espiritual; uma missa de cerca de 1h45min. Em seguida todos silenciosamente e em fila...vem o café. Café de monge como todo bom principiante diz.

Depois do café, que todos somente começam depois do Abade; todos voltam pra cela e em silêncio. O que é CELA? Significado de cela: Cubículo; quarto pequeno. Aposento de um religioso. Quarto para uma pessoa só. Em seguida vem a Lectio divina. E o que é isso? Leitura Orante, é uma prática e método de oração, reflexão e contemplação praticado pelos fiéis do Catolicismo desde tempos antigos, particularmente nos mosteiros. Consiste na prática de oração e leitura das Escrituras e tem o intuito, segundo a Igreja Católica, de promover a comunhão com Deus e aumentar o conhecimento da Palavra de Deus. Pensa que o catolicismo é apenas a Missa que os leigos participam? O negócio é sério. Os Mosteiros possuem as maiores e melhores bibliotecas do Mundo!

Sim...voltando ao texto...depois da Lectio divina vem o trabalho. 03 horas seguidas de trabalho intenso....trabalho braçal...seja em uma horta....seja em uma fábrica de velas....seja cuidar das vacas leiteiras....seja limpar as capelas internas....seja reformar ou fazer a manutenção de alguma área do mosteiro....todos espalhados e trabalhando em silêncio....não pode conversar....em um bom mosteiro...não se conversa enquanto trabalha...tem horário pra tudo! De repente toca a campainha!

15 minutos pra tomar banho, mas muitas vezes não dar tempo; demora acostumar-se e participar da hora média depois de um banho. Quando já consegue é sinal de que já está disciplinado. Sempre preferimos chegar pontualmente; de preferência cinco minutos antes....já dizia um sábio monge...o melhor aqui não é o que mais tem títulos acadêmicos ou produz mais....o melhor é o que chega tranquilamente na capela. Foi nos mosteiros que aprendemos a perceber quem é sábio!

Quem banhou banhou. Quem não banhou; somente no final do dia. Começa a oração; hora media. Depois um pequeno intervalo; aí toca a campainha do almoço. Todos em fila pro refeitório! Mesmo saindo da oração; sempre se reza antes das refeições. Depois que o Abade prova a comida e dar a primeira garfada; todos podem almoçar. Almoço de verdade. Almoço de Monge disciplinado!

Tem tempo pra almoçar? Se tem; e somente todos saem depois do Abade determinar a saída. Como todos sabem? Ele bate um martelinho; martelo esse que se equipara ao usado pelos juízes nos tribunais. O QUE É O ABADE? s.m. Superior de uma abadia. Título dado ao superior de uma Abadia. O QUE É UM MOSTEIRO? Mosteiro é uma construção muito bonita e arborizada, onde vivem em comunidade os monges. Mosteiro é o local para onde os monges se retiram da vida mundana. Os mosteiros formam sociedades poderosas e organizadas. É disciplina de 1.500 anos!

Depois do almoço é obrigatório o repouso; merecido, depois de três horas de trabalhos manuais. 1h30min de descanso e a campainha toca. Quem se organizou se organizou. Quem não se organizou chega atrasado; não pode chegar atrasado! Começa a hora intermediária; depois das 15h30min. é a hora dos estudos. Duas horas e meia de estudos; e não estude não! Depois toca a campainha do jantar. Quem se organizou se organizou! E quem ainda não se organizou? É fraco!

Depois do jantar vem o recreio; o único momento em que todos os monges sentam. E em círculo podem conversar. Geralmente quando a conversa começa a fluir o Abade se levanta. Todos se levantam prontamente e em estilo tão militar que se ouve o barulho das botinas, sapatos ou sandálias baterem no chão. Em mosteiro não se ver televisão. Depois do recreio todos vão pra capela e canta-se a Salve Regina. 19h45min hora de voltar pra cela e dormir. É este o dia a dia de um bom mosteiro católico. SEMPRE ANTES QUE TODOS! E só rezam? São os melhores pesquisadores do MUNDO!

*Josenildo Melo é Católico. Assistente Social e Jornalista. Estudante de Direito.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.