Fechar
Blog Opinião
GP1

A importância dos meios de comunicação social


*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo

Os meios de comunicação social são de suma importância no mundo moderno e contemporâneo, sobretudo no que diz respeito à manutenção das mínimas condições de leitura da realidade em que vivemos. Ao ouvir uma emissora de rádio que escuta a população, esta mesma população que interage com estes veículos vai formando opinião e melhor compreendendo a vida.

Pesquisas constatam a redução drástica e contínua a cada dia do hábito da leitura devido ao uso constante e desordenado de celulares e demais aparelhos de tecnologia; mas lembremos que ao acessar um Portal de Comunicação os usuários têm acesso a um verdadeiro leque de opções de leituras. Acreditamos que o acesso aos Portais é o que tem mantido a chama da vontade de LER! Tudo depende muito da forma que fazemos uso da tecnologia. Precisamos acessar um pouco mais os portais de notícia de nossa cidade; fazendo isso iremos perceber o quanto nossos portais dispõem de conteúdos que realmente dar gosto de LER e são verdadeiro incentivo ao processo de leitura.

Teresina não é mais um cidade provinciana, dispõe de três (03) grandes jornais, algumas emissoras de rádio FM que realmente escutam as opiniões e reclames dos ouvintes; uma revista genuinamente nossa e que deveria ter mais assinantes e ser bem mais conhecida e reconhecida, pois é um produto produzido por JORNALISTAS da nossa cidade; temos também emissoras AM onde diariamente convidam analistas, cientistas políticos, profissionais especificamente capacitados em sua respectiva área de atuação. Temos muitos meios de Comunicação Social e é preciso que valorizemos um pouco mais o acesso a estes meios pois isso também possibilita boas leituras.

Segundo Virgílio Noya Pinto comunicação não é um fenômeno isolado nem contemporâneo. Como atividade humana, é necessário considerá-la integrada aos processos culturais e, para estudar sua evolução, não é possível desvinculá-la da cultura.

No entanto, como os meios de comunicação de massa empregam uma sofisticada tecnologia – aqui, no sentido de engenho, de máquina -, pode-se ter a falsa ideia de que a comunicação é um fenômeno recente, produto de uma tecnologia contemporânea. Na realidade, quando encaramos a comunicação numa perspectiva histórica, verificamos que as técnicas se transformaram, mas conteúdo e significados permaneceram os mesmos. É necessário também a evolução de conteúdos!

Neste sentido, com profundo respeito às televisões, entendemos que elas possuem também seu lado positivo no que diz respeito a também no século XXI ter evoluído e começar um processo de abertura à participação popular, mas dos meios de comunicação social infelizmente A TV é o meio que menos proporciona no Brasil uma programação que realmente forme melhor a opinião sobre a real estruturalização e como de fato funciona os aspectos aditivos consubstanciais do PODER. Para não ser injusto, nos últimos anos vem aparecendo alguns programas de debates e televisões locais ou regionais passaram a dar bem mais ênfase ao bom conteúdo das regiões.

Estes dias fazendo um certo estudo de como anda a comunicação social em nosso Estado, não tenho ficado surpreso e muito menos surpreendido mas sobretudo muito alegre com a nova geração de JORNALISTAS e pessoas que difundem opiniões e elaboram conteúdos para nossos leitores. A produção de conteúdos plurais e independentes é ampla e faz gosto; tornou-se hábito em nossas vidas acessar diariamente os PORTAIS de notícias da nossa capital, de nossa TERESINA.

Ao acessar um portal “local” (coloco entre aspas porque na verdade a amplitude de todo portal é a nível internacional) pois esse é o diferencial dos PORTAIS em relação aos outros meios de comunicação social; estamos acessando e sendo acessados em todo o mundo. Somos sabedores que neste momento quem está lendo este nosso simples artigo é um leitor assíduo dos portais; mas além de lermos tentemos a partir de agora nas conversas enfatizar e divulgar o quanto tem melhorado a qualidade de conteúdos opinativos em nossos meios de comunicação social.

A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL é de vital necessidade no resgate do gostar realmente de LER e melhor entendermos a sociedade ao qual fazemos parte.

*Josenildo Melo é Católico. JORNALISTA. Bacharel em Serviço Social. Servidor Público. Estudante de Direito.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.