Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
A liberdade de opinião deve imperar em um país livre e soberano. Estamos a viver em Um Estado Democrático de Direitos. Reza o bom Jornalismo que os espaços devem ser disponibilizados de forma equitativa e sem nenhum privilégio a quem quer que seja. Ser um bom JORNALISTA consiste em analisar a sociedade em sua situação “existencial” sem paixões. Isso também não quer dizer que ao falar, escrever ou opinar em veículos de comunicação pontue preferência no que diz respeito em bem informar e melhor formar a opinião pública. Mas sempre de forma equitativa! Sempre de forma ética e JUSTA.

O QUE É OPINIÃO? Opinião é um substantivo feminino que significa a manifestação de uma forma de ver, representando o estado de espírito e a atitude de um indivíduo ou de um grupo em relação a um determinado parâmetro ou realidade. A opinião de uma pessoa é aquilo que ela acredita ser verdadeiro. As opiniões manifestam o caráter de uma pessoa, porque são moldadas pelo sistema de valores que regem as atitudes do indivíduo. As opiniões também dependem das aspirações pessoais e do nível de maturidade psicológica de cada pessoa.
Muitas vezes as opiniões são divergentes, ou seja, pessoas não têm a mesma opinião sobre o mesmo assunto. Isto porque a opinião é um juízo subjetivo, que tem como fundamento o conhecimento vago da realidade, e muitas vezes não está baseada em fatos concretos e nem mesmo no bom senso. Uma opinião pode ser discriminatória e ofensiva para muitas outras pessoas.

E QUE É A OPINIÃO PÚBLICA? Opinião pública é a opinião geral dos cidadãos em relação ao Estado, à sociedade e a outros temas ou questões. A opinião pública muitas vezes é revelada através de iniciativas privadas ou de meios de comunicação. Em várias ocasiões os órgãos que expressam a opinião pública se transformaram em órgãos que exercem manipulação através de propaganda, através de governos ou empresas.

Movimentos em nossa sociedade piauiense parecem conotar desrespeito à Lei Eleitoral. Ainda bem que a sociedade jurídica dispõe de homens livres e de bons costumes da estirpe do nobre Desembargador Edvaldo Moura que com certeza está e estará vigilante e zelando pela proteção da sociedade piauiense quanto à obediência da Lei e da Ordem Eleitoral. A inteligência de alguns não pode suplantar a inteligência da coletividade. Interesses individuais jamais devem está acima de interesses coletivos e do bem comum.

EM DEFESA DA LIBERDADE DE OPINIÃO e da Lei Eleitoral a sociedade por completo, seja o público ouvinte ou o telespectador assíduo ou principalmente os excelentes leitores estão atentos aos abusos que parece começar a acontecer na sociedade brasileira e piauiense. Não estamos ainda em período eleitoral; juristas e excelentes advogados sabem que pra cada período existe a ocasião necessária.

Em Um Estado Democrático de Direitos não importa se a pessoa é senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito ou vereador. Parafraseando o excelente Desembargador Edvaldo Moura, em entrevista à imparcial e que pratica um JORNALISMO DE VERDADE, TV CIDADEVERDE; “precisamos em nosso Estado sabermos diferenciar amizade de profissionalismo”. Como muito bem frisou o Desembargador: “Sou amigo de todos, mas sei diferenciar amizade de exercício de profissão”.

EM DEFESA DA LIBERDADE DE OPINIÃO, EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA; mas, sobretudo acreditamos que a sociedade brasileira e piauiense está e estará cada vez mais vigilante quanto aos abusos contra a Lei eleitoral!
A Sociedade clama cada vez mais POR UM BRASIL E UM PIAUÍ REALMENTE LIVRE E SOBERANO! A Sociedade defende E DEFENDERÁ TAMBÉM O devido respeito À LEI ELEITORAL!


FRASES: "Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." Santo Agostinho. "O respeito de si próprio é, depois da religião, o principal freio de todos os vícios."Francis Bacon. "É o medo o mais ignorante, o mais injusto e cruel dos conselheiros." Edmund Burke. "A justiça sem força e a força sem justiça são duas grandes desgraças." Joseph Joubert

*Josenildo Melo é jornalista


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.