Fechar
Blog Opinião
GP1
Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo

A Liberdade de Imprensa cada vez mais deve ser observada em nosso país, sobretudo em tempos sombrios e de que tenta se culpar indiretamente a Imprensa pelos acontecimentos e fatos decorridos.

A imprensa simplesmente faz o seu trabalho: o de repercutir fatos e acontecimentos e bem informar a opinião pública sobre o que realmente acontece na realidade. Política é algo nobre e a arte de articular. Se posiciona melhor perante a opinião pública quem ordeiramente une, agrega, simpatiza, disponibiliza disposição e simpatia junto à população; conquistando desta forma apoios seja popular ou das grandes instituições. É a vida cotidiana do mundo Político!

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio; celebra-se o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informação de forma livre. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela UNESCO no ano de 1993.

Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras.
O que é Liberdade? Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.

Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.

No meio jurídico, existe a liberdade condicional, que é quando um indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça. Existe também a liberdade provisória, que é atribuída a um indivíduo com cunho temporário. Pode ser obrigatória, permitida (com ou sem fiança) e vedada (em certos casos como o alegado envolvimento em crime organizado).

O que é então A Liberdade de Expressão? É a garantia e a capacidade dada a um indivíduo, que lhe permite expressar as suas opiniões e crenças sem ser censurado. Com origem no termo em latim libertas, a palavra liberdade também pode ser usada em sentido figurado, podendo ser sinônimo de ousadia, franqueza ou familiaridade.

A liberdade pode consistir na personificação de ideologias liberais. Faz parte do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", criado em 1793 para expressar valores defendidos pela Revolução Francesa, uma revolta que teve um impacto enorme nas sociedades contemporâneas e nos sistemas políticos da atualidade. No âmbito da música, várias obras foram dedicadas ou inspiradas pelo conceito de liberdade. Um exemplo é o Hino da Proclamação da República do Brasil, escrito por Medeiros de Albuquerque: "Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!"


E a ética e a liberdade? De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.
Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder que qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.

E a IMPRENSA? S.f. Arte de imprimir. / Estabelecimento onde se imprime. / Máquina com que se imprime. / O conjunto dos jornais, dos jornalistas e dos meios de divulgação de notícias ou comentários: imprensa brasileira.

Na contemporaneidade o falso populismo, perca contínua e crescente de popularidade costuma encontrar alvo certo e certeiro na IMPRENSA como representante das mazelas de tudo que acontece. Mas quando a IMPRENSA elogia e valoriza é BOA; quando mostra a realidade como de fato ela se apresenta saem frases do tipo: isso é coisa da IMPRENSA! Um país verdadeiramente livre é um país onde A LIBERDADE DE IMPRENSA é realmente respeitada. O nosso Piauí vive um grande momento de LIBERDADE DE IMPRENSA!
O DESAFIO NÃO NOS AMEDRONTA. ELE NOS MOVE E FORTALECE.

FRASES: "O real exercício da democracia implica em aprender lidar com a liberdade de expressão". (Adilson Luiz Gonçalves, Professor Universitário). “Graças à imprensa a atenção do mundo se fixou no Vaticano, ao se findar a vida terrena de João Paulo II e na eleição de seu sucessor" (Papa Bento XVI). “A sociedade deveria entender que quem quer penalizar o direito de opinar, de se informar ou de pensar é que deveria ser penalizado". Medeiros de Abreu.

*Josenildo Melo  é jornalista. Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Servidor Público. Estudante de Direito.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.