Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
Prestes a completar 43 anos de idade passei a tornar-me um homem pragmático; sou do tipo que não acredita em imparcialidade em opiniões emitidas; e não existe nada mais sagrado na vida, no serviço social, no jornalismo e até mesmo no engessado Direito, do que o respeito a opiniões emitidas. O ser humano do século XXI e da contemporaneidade deve acima de tudo e de todos respeitar opiniões emitidas. Ter essa atitude é está ciente da maturidade em conviver com opiniões diferentes. Nisto nós acreditamos!

O Brasil e o Piauí terão eleições decididas em segundo turno. Apesar de tornar-me um ser humano pragmático e em muitas horas da nossa vida dedicar-me a rezar, pensar, refletir, estudar, pesquisar e viver em meio aos livros; nem por esse motivo deixo as emoções cotidianas e o pseudointelectualismo devorar-me; O Brasil e o Estado do Piauí evoluíram e estes fatos não podemos negar, apesar de termos nossos lados a defenderem no contexto sócio-político, econômico e principalmente religioso; e é justamente por este motivo que nos arriscamos a dizer que o Brasil e especificamente o Estado do Piauí vai ter uma das maiores surpresas eleitorais da história. O eleitor saiu da condição de inocente a expert na arte de saber votar!

Quem disse que o eleitorado brasileiro e piauiense não está levando em conta os pequenos partidos e seus grandes candidatos? Não podemos esquecer e de forma até mesmo “fora da realidade” a percepção evolutiva e contextual respeitosa do avanço qualitativo do atual eleitor brasileiro e piauiense! Pesquisas não cabem a nós contestarmos e sim à opinião pública e quem disse que os eleitores estão a ligar pra elas? Quem agora passou a ser vidente e vislumbrar cenários que não cabe a nenhum analista prever? Já presenciamos casos na Bahia em que todas as eleições davam vitória de certo candidato e em primeiro turno; quando a urnas foram abertas foi o maior vexame da história pra todos os institutos de pesquisas.

A única coisa que os seres humanos, sejam intelectuais de fato, sejam pseudointelectuais, sejam portadores de diversos títulos acadêmicos ou não; não podem prever acertadamente é o futuro. Deus, o criador foi tão genial que deu a todos nós, simples mortais, a bendita condição de não sermos eternos. Estou chegando à idade de que as emoções jamais brotam em nossa pessoa, nunca exercitei tanto o que aprendi com os Jesuítas e com o sábio Santo Inácio de Loyola quanto nos dias atuais de nossas vidas. Temos uma certeza, somos pó e ao pó devemos realmente retornar. Aqui passou a ser pra todos somente um “jogo”!

Já pensaram na possibilidade do homem tornar-se imortal? Se como meros mortais são capazes de tudo que você imaginar pela busca de poder e se tornassem-se imortais o que seriam de fato capazes de fazer? Política é algo sério, nobre leitor; nobre senhores é algo tão brutal que somente os verdadeiramente sábios são capazes de saber e somente guardar pra si o que é capaz de acontecer em um processo de disputa eleitoral. Política é perigoso; os seres humanos verdadeiramente valorosos não se metem em política nobres senhores. A sede de poder desvairado, a sede de poder que parece ser infindável é algo altamente perigoso!

O povo, a população merece todo respeito e consideração; o que apenas tentamos descrever nestas simples e suaves linhas é que eleições não são somente decididas via voto; o voto é uma consequência de todas as artimanhas traçadas e ao longo de um embate são colocadas em prática. As eleições do Brasil e do Piauí serão decididas em segundo turno porque algumas pessoas podem ter chegado ao poder, mas ainda não conheceram como verdadeiramente funcionam as artimanhas do Poder. Ninguém em sã consciência e por mais rude intelectualmente que seja jamais proliferaria esta frase desastrosa: “vocês não sabem o que seremos capazes de fazer pra permanecermos no Poder”. O que não captam é que existe sabedoria maior!

A minha maior admiração pelo exercício de Poder advém da Igreja Católica, mesmo que este assunto seja tão delicado no meio da Igreja, que nunca se fala de forma clara sobre este aspecto da mãe Igreja. Argumento: porque digo isso, porque em toda nossa história de vida jamais presenciei uma autoridade da Igreja exacerbar, emitir, falar, proliferar, “vomitar” descaradamente a palavra Poder! A maior característica de quem realmente possui poder é não deixar verbalizar o Poder além da condição de serviço. E admiro e acho realmente isso muito correto, pois se somos mortais o único sentido etimológico do Poder é realmente quando ele é colocado a serviço da justiça, da alegria, da igualdade e dos interesses coletivos.

Política é algo sério, tão sério senhores e senhoras que em fração de segundos tudo muda. As eleições do Brasil e do Piauí serão decididas em segundo turno porque ninguém hoje é capaz de prever o que realmente se passa na cabeça do eleitor. As informações se proliferaram de tal forma que o eleitor passou a tornar-se um jesuíta nato. O que é um Jesuíta nato? Todo aquele que jamais deixa revelar os seus verdadeiros pensamentos! O eleitor brasileiro e piauiense vai causar a maior surpresa da história eleitoral de nosso país e de nosso Estado do Piauí. Quem decide eleição é O POVO. Deixem o povo-eleitor decidir!

*Josenildo Melo é jornalista

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.