O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), viaje para São Paulo entre os dias 1º e 7 de abril para acompanhar sua filha, que será premiada pela Confederação Brasileira de Hipismo. A filha de Cid, menor de idade, será reconhecida como campeã na categoria Jovem Cavalheiro, em evento que ocorrerá no dia 1º de abril.

Com a decisão, Cid poderá se hospedar no Hotel de Trânsito de Oficiais do Exército durante sua permanência em São Paulo, mas deverá continuar cumprindo as medidas cautelares impostas pela Justiça. Entre as condições estabelecidas por Moraes, está a exigência de que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) envie um relatório detalhado sobre o monitoramento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro durante sua estadia fora de Brasília.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Tenente-coronel Mauro Cid
Tenente-coronel Mauro Cid

A autorização foi concedida após a defesa de Cid argumentar que, em 2024, ele foi impedido de participar ou acompanhar competições esportivas, o que, segundo os advogados, gerou uma situação injusta ao privá-lo de presenciar a consagração de sua filha no esporte que ela pratica. A defesa enfatizou que, após quase dois anos de cumprimento de cautelares, seria razoável permitir que Cid participasse do momento de celebração de sua filha.

"Não sendo justo, agora, depois de tanto tempo em cumprimento de cautelares diversas da prisão, aproximados dois anos, que apenas por uma semana não possa ver a consagração da filha no esporte que pratica, mormente depois de tantas dificuldades familiares e pessoais que lhe foram impostas pelo andar da investigação já concluída", afirmou a defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.