O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-deputado estadual, João de Deus, falou com o GP1 sobre sua volta à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Piauí (SASC). Ele assume oficialmente o comando da pasta no dia 1º de julho, no lugar de Regina Sousa, que deixou o cargo para cuidar da saúde.
Ele informou que uma das prioridades na secretaria será emancipar as pessoas que dependem da ajuda do governo, como os incluídos no Bolsa Família. “Diante do que está posto, nós vamos estar conversando sobre a política de inclusão, por exemplo, que é uma das prioridades do governo, que é emancipar as pessoas, especialmente as que estão recebendo os programas sociais, Bolsa Família, por exemplo. Então, esse é o nosso papel, e fazer isso em conjunto com os municípios. O nosso grande objetivo é mudar os índices, mudar para melhor”, afirmou.

João de Deus ainda reforçou que sua missão será dar continuidade ao trabalho já em andamento, em especial no que diz respeito às políticas de inclusão social, uma das prioridades do governo Rafael Fonteles. “Nesta semana, eu vou passar a estar conversando com a secretária Regina. Minha missão vai ser tocar aquilo que já está planejado", declarou.
Novo secretário
O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta quinta-feira (19) que o ex-deputado estadual João de Deus será o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC) do Piauí. Ele substituirá a atual secretária Regina Sousa, que deixará o cargo para se dedicar à sua saúde. "Informamos que, a partir de 1º de julho, o professor João de Deus Sousa irá substituir a Secretária Regina Sousa na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC)", informou o gestor estadual.
João de Deus, que já comandou a SASC anteriormente e atualmente preside o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, retorna ao posto a partir de 1º de julho. O governador destacou sua experiência e agradeceu publicamente o trabalho de Regina Sousa à frente da pasta.
Pasta será desmembrada
O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na última terça-feira (17), o projeto de lei do Governo do Estado que reestrutura parte da administração pública estadual. A proposta, que recebeu 19 votos favoráveis e apenas 2 contrários, autoriza a criação da nova Secretaria do Trabalho e Emprego, eleva a Coordenadoria de Comunicação ao status de secretaria e também altera a nomenclatura da atual Secretaria da Assistência Social.
Com a aprovação, a antiga pasta passa a se chamar Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com foco ampliado no enfrentamento das desigualdades sociais. Já a recém-criada Secretaria do Trabalho e Emprego será encarregada de desenvolver e fortalecer políticas públicas voltadas à qualificação profissional, geração de emprego e inserção de trabalhadores no mercado.
A reformulação foi defendida pelo governo como uma medida para aprimorar a gestão das políticas sociais e de geração de renda no estado.
Ver todos os comentários | 0 |