Sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa era reconhecida pela atuação firme na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da segurança pública. Ela foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (23) pelo namorado, o PRF Diego Oliveira de Souza, que tirou a própria vida em seguida. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Espírito Santo .
Nas redes sociais, Dayse compartilhava a rotina profissional, com registros de cursos, treinamentos e palestras. Também mostrava, com orgulho, o dia a dia na corporação e participações na imprensa para falar sobre o trabalho desenvolvido.
Em outras publicações, a comandante dividia momentos pessoais, como a convivência com a filha, de 8 anos, que, em algumas ocasiões, chegou a acompanhá-la em atividades da guarda.
Natural de Vitória, Dayse Barbosa cresceu no bairro Santo Antônio e era formada em Pedagogia, além de possuir pós-graduação em segurança pública municipal. Ela ingressou na Guarda Municipal em 2012 e, ao longo dos anos, ganhou destaque até assumir o comando da corporação, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto em mais de duas décadas.
Feminicídio
Dayse Barbosa foi morta pelo namorado, o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza, que foi encontrado morto em seguida.
O crime ocorreu por volta da 1h, na residência da vítima, no bairro Caratoíra. A comandante foi atingida por disparos de arma de fogo.
De acordo com informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, o caso é tratado como feminicídio. Os celulares dos envolvidos serão periciados para auxiliar na apuração das circunstâncias e da motivação do crime.